A celebração de Corpus Christi na cidade de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia, pode se transformar em um patrimônio imaterial tombado pelo Iphan (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A prefeitura de Rio de Contas solicitou ao instituto o tombamento da celebração, que na cidade é marcada pela 'Noite das Lanternas'.
Leia também:
Por causa do pedido, uma equipe da autarquia federal foi encaminhada para acompanhar a festa no município neste ano e dar continuidade à análise do pedido.
Com quase três séculos de existência, a Noite das Lanternas, que é uma tradição passada de geração em geração, exalta ainda mais a beleza da cidade, que já tem a arquitetura tombada pelo Iphan.
A celebração atrai turistas para o município no feriado. Ao anoitecer, as luzes da cidade se apagam e dão lugar à iluminação das velas, lâmpadas e lanternas feitas à mão pelos moradores da região.
A cidade também conta com outros atrativos na data, como as sacadas enfeitadas com toalhas de renda e crochê, além dos típicos tapetes que são desenhados nas ruas com pó de serra e areia colorida.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!