Uma baleia encalhou, na manhã deste sábado (8), na Baía de Todos-os-Santos, trecho entre Madre de Deus e a Ilha de Maré. O animal foi encontrado por volta das 7h40 e ficou preso no local até as 11h.
Pescadores registraram imagens da situação. Um deles chamado Adriano Luis Ferreira, 40 anos, que possui 20 anos de experiência e nunca tinha passado por situação semelhante. Ao g1 Bahia, ele contou que o encontro inesperado foi sinônimo de preocupação.
Leia também:
"Nossa primeira sensação foi a de salvar a baleia, mas ficamos com medo de nos aproximar pelo tamanho do animal", contou.
Adriano saiu para pescar com dois amigos por volta das 7h. Quarenta minutos depois, avistaram o animal próximo da costa em maré baixa. Como estavam em uma canoa de fibra com cerca de 10 metros, os pescadores não se aproximaram. Em pouco tempo, curiosos começaram a acompanhar o caso.
"Ficamos com receio de chegar perto e a canoa virar", completou. Adriano acredita que o encalhe tenha acontecido depois de o animal ficar preso em um banco de areia.
Para resgate, o Instituto Baleia Jubarte foi acionado. Uma equipe foi enviada ao local, mas os pescadores detalharam que o animal acabou desencalhando com auxílio da comunidade. A equipe do instituto pretende monitorar o animal para evitar novos encalhes em bancos de areia.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!