A Bahia registrou 46 casos de leptospirose, de janeiro a esta sexta-feira (29), de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Dez dessas ocorrências foram registradas em Salvador - o que representa 21,7% dos casos.
A petospirose é transmitida pela urina de animas, principalmente dos roedores, com maior incidência nos períodos de chuva. Isso acontece por causa da água contaminada, em contato com a pele, especialmente em casos de arranhões ou cortes.
Leia também:
Com períodos de chuva prolongados em várias regiões do estado desde dezembro, os alagamentos têm sido constante, o que gera preocupação sobre a transmissão da doença.
Sintomas
A leptospirose causa febre, dor de cabeça e dores no corpo. Caso a pessoa tenha entrado em contato com água de alagamentos ou de esgoto e apresente os sintomas, a recomendação é procurar um médico.
Quem tiver sintomas leves pode procurar os postos de saúde. Já quem apresenta sintomas mais graves deve ir às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para evitar a contaminação por leptospirose, é necessário evitar o contágio com água ou barro de alagamentos.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!