O Ministério da Educação (MEC), por meio do Portal Nacional da Educação, divulgou nesta sexta-feira (30) um mapeamento dos casos de violência nas escolas da Bahia. Segundo o órgão, o estado registrou 218 ameaças à escolas baianas e 89 pessoas identificadas como autores desses casos foram presos pela polícia. Os dados correspondem a informações registradas entre janeiro e junho de 2023.
Além disso, o MEC detalhou ainda que 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no estado devido a casos de violência nas escolas. Entre as pessoas presas, 8 eram adultos e 81 eram adolescentes.
Leia também:
Apesar desse cenário, a Bahia não registrou casos fatais, nenhuma ameaça foi de fato executada e ninguém ficou ferido nos casos registrados. A fim de evitar que mais casos de ameaças aconteçam, A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) estruturou medidas de proteção nas escolas do estado.
Entre elas, o aumento do patrulhamento preventivo nas escolas e a disponibilização de um Disque-Denúncia, com o número 181. A Central de Operações da Guarda CIvil Municipal também recebe informações sobre esse tipo de ameaça através do número (71) 3202-5312 e ainda por meio do WhatsApp (71) 99623-4955.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!