A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei (PL) que proíbe uso das pistolas de água em blocos de carnaval. Agora, o PL será encaminhado para a sanção do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
O projeto, de autoria da deputada Olívia Santana, foi sugerido após uma mulher ser encurralada por integrantes do bloco "As Muquiranas", que comumente usam a pista no desfile do trio.
Leia também:
Olívia Santana agradeceu aos deputados o apoio ao projeto e destacou a importância da aprovação da lei. “É um passo importante que a ALBA dá. Sempre acreditei que a gente iria conseguir aprovar esse projeto. Aquela cena grotesca na terça de Carnaval, em que uma roda de homens jogava água em uma mulher, não deve se repetir. A luta em defesa das mulheres foi vitoriosa, foi uma luta por nossa integridade física, é a reafirmação do nosso direito de ir e vir sem ser ofendida”, disse.
A diretoria do bloco 'As Muquiranas' também comemorou a aprovação. "O nosso sentimento é de alívio, de satisfação e gratidão. O projeto sempre teve nosso apoio e incentivo. Acreditamos que toda a comunidade que curte o Carnaval vai se beneficiar com o PL. Foram anos de luta, de campanhas que fizemos contra o uso das pistolas, não somente durante a entrega de fantasias, como durante todo o ano. Essa aprovação é um alivio para todos nós."
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!