Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (15) investiga crimes de extorsão, lavagem de bens, de dinheiro e usura nos municípios de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal. Durante a ação foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal de Euclides da Cunha.
Além disso, mais de $ 12 milhões em cheques, notas promissórias e dinheiro foram apreendidos pelos policiais, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Outros R$700 mil reais em espécie também foram encontrados.
Leia também:
Denominada de 'Laksya', a operação foi realizada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). O objetivo da ação é reunir provas contra uma suposta organização criminosa.
Investigações apontam que um grupo familiar passou a extorquir vítimas, as ameaçando de morte, à mão armada, para pagamento de empréstimos. As cobranças tinham juros exorbitantes, com valores que chegam a R$ 150 mil. As sete pessoas investigadas teriam exigido a entrega de imóveis como forma de pagar as dívidas.
Além disso, há indícios de que os crimes são praticados através da divisão e orquestração de tarefas, aspectos que caracterizam uma organização criminosa.
O nome da operação vem do sânscrito, antiga língua indiana e significa alvo ou objetivo. Além disso, dá origem ao nome da deusa hindu Lakshmi, que representa fortuna e prosperidade.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!