icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Abaixo de 11°C: conheça as cidades mais frias da Bahia

Um dos fatores que influenciam na temperatura é a altitude do local

foto autor

Redação iBahia

29/06/2022 às 7:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Abaixo de 11°C: conheça as cidades mais frias da Bahia
Foto: Reprodução

O inverno chegou no Brasil, e quem é baiano já sabe que nem sempre isso significa temperaturas baixas no estado. Em Salvador, por exemplo, o frio é visto como uma condição incomum, onde raríssimas são as vezes em que temperaturas abaixo dos 20°C são registradas. Mas, no interior, essa realidade pode ser bem diferente.

Ao menos 10 cidades baianas já registraram, ao longo dos anos, temperaturas mínimas na faixa dos 16°C à 10°C. As exceções mais atípicas são em Vitória da Conquista, conhecida como a "Suíça baiana", na região sudoeste da Bahia, e Piatã, no alto da Chapada Diamantina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

As cidades vêm sendo monitoradas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e também pelo Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba, que possui um banco de dados climatológicos.

Para o INMET, as estações meteorológicas localizadas nos municípios de Morro do Chapéu e Vitória da Conquista são as que registram os menores valores de temperaturas máximas e mínimas durante o ano. Já no balanço feito pela UFCG, o município de Piatã encabeça a lista das mais frias.

Segundo o Inema, um dos fatores que influenciam na temperatura é a altitude do local. Quanto mais altas, em serras e montanhas, mais frias serão as cidades. Outros fatores climáticos, como a presença de frentes frias, também podem contribuir para queda de temperaturas.

De acordo com os levantamentos feitos pelos órgãos, as cidades mais frias da Bahia se concentram mais entre o sudoeste e oeste do estado. De 1981 à 2010, os municípios mais "congelantes", segundo o Inmet, eram:

- Piatã - 10,1°C

- Vitória da Conquista - 13,8°C

- Correntina - 14,20°C

-Ibipetuba - 14,3°C

- Morro do Chapéu - 14,7°C

- Irecê - 14,9°C

- Barreiras - 15°C

- Itaberaba - 15,7°C

- Itiruçu (Jaguaquara) - 15,8°C

10ª - Carinhanha - 16°C

Já em 2022, a lista sofreu mudanças, com acréscimo de novas cidades. A previsão para o inverno deste ano é o predomínio de temperaturas próximas e acima da média em grande parte da região, variando entre 16ºC a 27ºC. O balanço feito pelo Inema até está terça-feira (28), indica as seguintes cidades:

- Vitória da Conquista - mínima de 7,4°C

- Correntina - mínima de 13,8°C

- Piatã- mínima de 10,3°C

-Morro do Chapéu - mínima de 10,6°C

- Irecê - mínima de 13,5°C

- Lençóis - mínima de 13,5°C

Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia