Passado o primeiro dia da Bahia Farm Show 2023, a organização do evento segue a todo o vapor para garantir que tudo continue dando certo. Considerada a maior do Norte e Nordeste e a segunda do Brasil, a feira ainda tem quatro dias de programação e deve movimentar mais de R$ 7,9 bilhões em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado.
Em entrevista ao iBahia nesta terça-feira, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, que é responsável pela feira, fez um balanço da estreia desta edição, detalhando a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de caminhar pelo espaço e discursar na cerimônia de abertura do evento, Lula também se reuniu com produtores da região. Ele estava acompanhado da primeira-dama Janja Silva e de cinco ministros, entre outras autoridades.
Leia também:
"Foi uma visita muito forte, muito impactante para a nossa região, e que tenho certeza que na caminhada que a gente fez com o nosso presidente dentro da feira a gente parou uma quatro, cinco vezes. Tivemos a oportunidade de conversar com ele. Nesses bate-papos, a gente vai entendendo um pouco dos questionamentos", contou.
Durante o encontro, conforme detalhou Odacil, o grupo falou muito de infraestrutura para o agronegócio, como energia, estradas e outros projetos. Um dos principais assuntos foi a duplicação da BR-020, entre os trechos de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, também no oeste - uma pauta antiga da região. De acordo com o Odacil, o presidente se comprometeu a fazer uma liciatação ainda neste ano para garantir a obra.
"A gente plantou uma semente muito forte. Começamos a construção de uma ponte, que vai trazer resultados para o Brasil. A gente não pensa no agro somente da Bahia. Então, os questionamentos encaminhados ao senhor presidente foram pensados no Brasil e a importância que o agro tem na economia brasileira".
Além do setor, a visita marcou também a feira, que foi aberta ao público pouco depois da cerimônia com Lula. Ainda não há um balanço de quantos ingressos foram vendidos para o evento, mas, ao longo da tarde, centenas de pessoas caminharam pelo espaço, que tem 215 mil metros quadrados.
Um movimento que era esperado pela organização, mas que não deixou de impressionar, como revelou ao iBahia o presidente da Aiba. E a expectativa é de que esse público aumente mais nos próximos dias, em especial na quinta-feira (8), por causa do feriado de Corpus Christi.
"Ontem, nossa feira foi bastante movimentada, mesmo depois da saída do presidente. Ela continuou muito firme com a população dentro do nosso parque. Eu saí ontem por volta das 19h30, e ainda tinha muita gente dentro do parque. Nós estamos com uma expectativa grande de público, porque na quinta-feira (8) vai ser feriado de Corpus Christi e eu acredito que vamos ter visitas de umas 40 mil pessoas".
O fluxo tem seguido para a meta de quebrar recordes de edições anteriores. "Nós vamos quebrar, com toda certeza, o recorde de população dentro do parque, que hoje é de 101 mil pessoas. Tudo isso acaba criando negócios, a gente atende empresários de várias regiões da Bahia e do sul do Pará, que está em expansão", contou Odacil.
Ao todo, 420 empresas expositoras, representando 1.200 marcas, estão na Bahia Farm Show 2023. A grandiosidade das máquinas, o tamanho da área de exposição e a diversidade de produtos e serviços chamam atenção. Entre os atrativos, equipamentos agrícolas, insumos, veículos, artesanatos e comidas regionais.
Ao longo do evento, além da venda dos produtos, é esperado que se criem relações entre as empresas e os clientes. Conforme Odacil, o setor precisar pensar a longo prazo.
"Nesse caminhar, temos três dias de feira. Tem um namoro, noivado e depois o casamento. Às vezes, o casamento não acontece dentro da feira, mas acontece o noivado e os negócios são concretizados com 20, 30 dias. O empresário vem olhar, conhecer e daí ele reúne sua equipe técnica, e a gente tem certeza que dentro do parque saem grandes resultados de investimentos futuros. Tudo começa dentro da Bahia Farm Show", começou finalizando:
"O agricultor não pode pensar no imediatismo. Nós temos que pensar como empresa, olhar pelo menos um horizonte de cinco a dez anos. No momento que estamos vivendo hoje, todas as commodities estão em baixa, mas nada indica que lá na frente não vá novamente subir. Então, o agricultor é otimista e sempre pensa em crescer. Eu acredito que vai ter muitos negócios aqui dentro".
A Bahia Farm Show 2023 segue até o dia 10 de junho. Na quinta-feira, a abertura do parque será de 9h às 20h. Já na sexta-feira (9) e no sábado (10), o horário de funcionamento será de 9h às 19h. Na edição deste ano, a entrada dos visitantes é automatizada e a feira terá transmissão ao vivo.
Os ingressos podem ser comprados no site oficial, por R$25. Conforme divulgado pela organização, 20% do valor arrecadado com a venda de ingressos será doada para o Hospital do Oeste (HO), localizado no município de Barreiras, na mesma região do estado.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!