Foto: Julia Thompson/Divulgação
O artista plástico baiano Guilherme Almeida se destaca em São Paulo e abre sua agenda com a exposição "Este sorriso que em mim emana”. Com 35 trabalhos, o evento acontece na Galeria Base e incluem um recorte da série ‘Destruição dos Mercados I’, com pinturas sobre jornal e 'Destruição dos Mercados II e III', com pinturas sobre tela, todos criados no período entre 2021 e 2022.
"Este sorriso que em mim emana", trecho de um poema de Carolina Maria de Jesus que dá nome à exposição, se refere a autora sempre inspirou o artista: "Carolina é tudo que é meu trabalho. Ele é sobre isso, é o sorriso da vitória, aquele reflete e inspira as pessoas, aquele que tentam apagar mas um dia ele volta a ascender".
Suas pesquisas, que possuem como foco central sua experiência pessoal, oferecem o sorriso negro como uma arma contra os preconceitos pré-existentes arraigados na vivência diária dos povos. "Este Sorriso que Em Mim Emana, é uma luz, é algo para falar sobre nós, nossa geração, a geração passada, conquistas e aprendizados", explicou o artista.
A série 'Destruição de Mercados', cuja pesquisa teve início em 2019, retrata diversas personalidades - Maju Coutinho, Emicida, Elza Soares, Mano Brown, Baco Exu do Blues, Basquiat, Dona Onete, Nath Finanças, Carolina Maria de Jesus, Daiane dos Santos, Viola Davis, dentre outros - que atingiram o sucesso em suas áreas de atuação e, com a sensibilidade de Guilherme Almeida, são retratados com 'sorrisos' preenchidos com ouro e prata.
Leia também:
[youtube KqCIu8s8zcU]
Leia mais sobre Artes e Exposições no iBahia.com e siga o portal no Google notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!