Cada estado do Brasil tem sua características regionais, e o baianês é o dialeto "diferenciado" da Bahia. Para pessoas de fora da Bahia pode ser difícil entender a aplicação de todas girías baianas, especialmente as faladas em Salvador. Por conta disso, alguns mitos foram criados sobre as expressões usadas na capital.
Para te ajudar a entender melhor o dialeto soteropolitano , o iBahia separou algumas expressões típicas do estado e seus significados. Confira abaixo:
Barril
Sinônimo de complicado ou de algo admirável, a expressão barril surgiu nos anos 50 em Salvador. Nessa época, os trabalhadores precisavam carregar barris d'água, e por ser uma tarefa difícil, a palavra começou a ser utilizada para expressar essa dificuldade.
Comer água
Essa expressão significa "ingerir muita bebida alcoólica" e também pode ser utilizada quando se bebe demais. Dizer que vai "comer/comi água" equivale a "vou beber muito" e "bebi demais".
La Ele
Uma das gírias regionais mais conhecidas, a interpretação do "La Ele" pode ser difícil para quem não é baiano. Usa-se essa expressão para se proteger de sentenças de duplo sentido. Ela pode ser um sinônimo para "sai fora", por exemplo.
Se pique
Essa expressão é usada quando se manda uma pessoa ir embora imediatamente, mas também pode ser utilizada em primeira pessoa. "Vá embora" ou "saia daqui".
Laranjada
Utilizada para explicar sobre uma situação ruim que aconteceu ou para falar que enfrentou alguma dificuldade. Por exemplo: "Aquela festa não foi boa, foi uma laranjada".
Boca de me dê
Usada para se referir a uma pessoa que está sempre pedindo ou que quer tudo o que vê.
Pega a visão
Sinônimo de "fique atento" ou "preste atenção", essa expressão é utilizada para expressar atenção. O "pega a visão" também pode ser aplicada em diferentes tempos verbais.
Armengue
Significa algo mal feito ou desorganizado.
Largar o doce
Expressão significa falar a verdade ou dizer algo na cara.
Não coma reggae
Essa expressão é utilizada para aconselhar alguém a não acreditar na história de alguém ou não deixar ser mandado por alguém.
Na moral
Leia também:
Usada como "por favor" ou "fique na boa", ou seja, ela pode ser utilizada para pedir um favor ou se referir a algo/alguém tranquilo ou relaxado.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!