Salvador completa 474 anos nesta quarta-feira (29), e o iBahia separou algumas opções de lazer para soteropolitanos e turistas comemorarem essa data tão importante gastando pouco. Gastronomia, praia, pôr do sol e outras belezas são algumas dicas para aproveitar o que a cidade tem de melhor. O limite de gastos o portal estipulou em R$ 50. Confira abaixo as indicações
Praia
A data não é feriado na capital baiana, mas quem estiver livre durante o dia pode aproveitar o sol e pegar uma praia. A sugestão é a da Gamboa, que fica ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM-BA) e tem acesso pela Avenida Contorno.
Leia também:
Badalada entre banhistas com e sem fama de várias partes do país, a região oferece uma paisagem belíssima, que já foi cenário de clipe da cantora Anitta em 2019.
Na Gamaboa, é possível encontrar comida e bebida naquele precinho camarada. Inclusive, os restaurante da comunidade têm feito muito sucesso entre os turistas.
Mas, para dar aquela economizada durante o passeio, cai bem um petisco e uma cervejinha, ou uma água de coco. E ainda dá para voltar para casa com um pouco de dinheiro.
Se quiser economizar ainda mais, também dá para levar um lanchinho, e só admirar o mar tranquilo e as pedras da região - que formam o charme do lugar.
Pôr do sol
Se o dia for corrido e não der para pegar uma praia, a opção é aproveitar o pôr do sol da Barra. O point favorito da galera é o Farol, que sempre reúne dezenas de pessoas no final da tarde.
A tradição é tanta que é comum ver um grupo musical independente se apresentando no local para embalar o passeio. O visual e o clima musical são um convite para voltar.
Mas também dá para curtir a vista da região no Porto. De dentro do Forte Santa Maria ou do Forte São Diogo, o pôr do sol fica lindo, principalmente no segundo local, que oferece a paisagem do alto.
O melhor é que os dois têm acesso gratuito, desde que sejam cumpridas algumas regras, como não estar apenas com roupa de banho.
Mas, caso queira só aproveitar o lugar, sem acessar nenhum dos fortes, dá para acompanhar a despedida do dia da balaustrada da praia.
Tanto no Farol quanto no Porto, há uma infinidade de bebidas, petiscos, sorvetes e outros lanches. Se escolher direitinho, também dá para voltar para casa com troco.
Tour histórico
Uma outra alternativa em grande estilo é fazer um passeio pelo Centro Histórico. Berço da cidade, a região abriga muitas belezas e prédios de séculos passados. Mas é bom estar disposto a caminhar um pouco.
O tour pode começar com a subida no Elevador Lacerda, a partir do Comércio, por R$ 0,15. Já do alto, na Praça Municipal, dá para aproveitar a vista da Baía de Todos-os-Santos em contraste com toda a arquitetura do elevador.
De lá, é só seguir caminhando, passando pelo Terreiro de Jesus e depois pelo Largo do Pelourinho. Nesta região, a culinária baiana é muito marcante.
Mas precisamos trazer destaque para três opções: o cravinho, que é uma bebida muito famosa feita com cravo, como o nome já sugere; o acarajé, que dispensa apresentações; e o suco de limão com coco, que faz muito sucesso.
Se ainda sobrar disposição, é uma boa caminhar mais um pouco até o Santo Antônio Além do Carmo - bairro que tem brilhado para o turismo.
Lá, dá para beber de suco a cerveja com um preço muito bom. Petiscos e lanches também são achados a preços acessíveis. E o visual é maravilhoso.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!