O nome lambreta pode significar várias coisas ao redor do mundo.
Para os italianos, a lambretta, sim, com dois Ts, é um veículo. A motinha foi lançada no mercado em 1947, e apesar de ser muito semelhante à vespa, recebeu o nome por ter sido produzida próximo ao rio Lambre.
Leia também:
Já para os boleiros ao redor do Brasil, a lambreta, com um T só, é uma gíria utilizada no futebol para falar sobre o truque feito pelos jogadores, quando eles dão um passo para o lado da bola e acabam jogando para a outra direção.
Em Salvador, a lambreta é um prato cozido, que tem caldo, coentro, muita cebola e é claro, o molusco que dá nome a um dos petiscos mais procurados nos botecos ao redor da capital baiana.
O prato foi adotado pelos soteropolitanos, porém, é uma receita amplamente conhecida em toda Bahia, difundida em especial na capital e nas cidades do Recôncavo e litoral.
A aparência do molusco não é uma das melhores, é necessário se confessar. É possível encontrar em Salvador e RMS quem se pergunte "como acharam que isso daria uma boa comida?", mas não é que o bicho ainda dá um caldo dos bons? E afrodisíaco, viu papai?!
Catado do mangue de apenas três estados brasileiros, Bahia, Alagoas e Sergipe, o prato pode ser encontrado em diversos restaurantes da cidade, mas para celebrar os 474 anos da primeira capital do Brasil, o iBahia decidiu ir direto ao ponto e montou uma lista com cinco restaurantes considerados referências quando o assunto é a boa e velha (apenas no ditado, hein?) lambreta.
Koisa Nossa
Localizado na Mouraria, point da lambreta na cidade, o Koisa Nossa existe a quase 4 décadas e é um dos mais conhecidos quando se fala do molusco.
Endereço: Travessa Engenheiro Allioni, 1 - Nazaré, Salvador - BA, 40040-060
Don Papito
O negócio de Adolfo Parada, é considerado um dos primeiros a acreditar e investir em lambreta na capital. O restaurante, que se descreve como cozinha espanhola de alma baiana, já recebeu prêmio da revista Veja Salvador. Atualmente, funciona apenas em delivery.
Rita Da Lambreta
Há mais de 10 anos no mercado, o negócio de Rita já leva o nome do prato que fez o restaurante ser conhecido na cidade.
Endereço: Av. Dom Eugênio Sales, 60 - Boca do Rio, Salvador - BA, 41706-670
Boteco da Lambreta
Comer lambreta ouvindo um pagodinho é um cenário perfeito para qualquer soteropolitano que ame as duas coisas.
Endereço: R. das Acácias, 463 - Pituba, Salvador - BA, 41810-050
Boca de Galinha
Localizado no bairro de Plataforma, o restaurante proporciona a quem vai lá comer, se deliciar com o sabor da lambreta e ter acesso a uma das vistas mais bonitas do Subúrbio Ferroviário.
Endereço: R. Almeida Brandão, 58A - Plataforma, Salvador - BA, 40710-500
Bianca Andrade
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!