A 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, premiou os destaques teatrais do ano em evento no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, na noite da quarta-feira (29).
Nesta edição, os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora composta pelo ator e jornalista Arlon Souza, pelo produtor e gestor cultural Chicco Assis, pela atriz e gestora cultural Gabriela Sanddyego, pela atriz e doutora em Artes Cênicas Mônica Santana e pelo ator e diretor João Guisande.
Leia também:
“Esta foi uma noite gloriosa, de muitas trocas e aprendizados. O Prêmio Braskem de Teatro é um instrumento de valorização do fazer teatral e oportuniza grandes artistas, de toda a Bahia, o reconhecimento do seu trabalho. Celebramos este grande dia com criticidade, mas com muita diversão”, comentou Andrezão Simões, responsável pela direção do espetáculo da cerimônia.
A noite ainda homenageou artistas que fizeram e fazem parte da história das artes cênicas, entre eles estiveram Harildo Deda, Nilda Spencer, José Celso Martinez e outros grandes profissionais que já partiram.
Outros homenageados foram Amir Haddad, mestre do teatro de rua, Maurício Martins, figurinista baiano com atuações na área, assim como o elenco do espetáculo: Osvaldinho Mil, Denise Correia, Evelin Bunchegger, Bárbara Borga, Inaê, Lucio Tranchesi, Peu Alves, João Lima e Alan Miranda.
Veja a lista de vencedores:
ESPETÁCULO ADULTO
O Rabo e a Porca
ESPETÁCULO INFANTOJUVENIL
Adelino
ATOR
José Carlos Júnior, pela atuação em “A Arte da Comédia”
ATRIZ
Manu Santiago, pela atuação em “O Rabo e a Porca”
TEXTO
Gildon Oliveira, pelos textos de "Cintilante" e "Aviamentos"
DIREÇÃO
Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano, pela direção em “2 de julho - A Resistência Cabocla”
REVELAÇÃO
Veridiana Andrade, pela atuação em "Maldita Seja"
PERFORMANCE
Peito aberto, de Erick Israel
CATEGORIA ESPECIAL
Gilsérgio Botelho, pela Cenografia e Iluminação de "Adelino"
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!