Ilhéus, cidade do sul da Bahia, vai sediar o espetáculo poético-musical "Mulher Sagrada", com entrada gratuita, que reunirá composições individuais e coletivas de oito mulheres. A peça terá apresentação única, na próxima terça-feira (13), às 19h, no Teatro Municipal da cidade.
Segundo as artistas, o objetivo é conectar o público a saberes ancestrais, mostrando a arte como vetor de fortalecimento das potências femininas. A apresentação faz parte do projeto “Eu, Mulher Sagrada”, com participação de mulheres que têm seu fazer artístico inspirado no Sagrado Feminino. Além do espetáculo, serão lançados dois videoclipes das músicas "Águas" e "Semear e Florescer", do EP Mulher Sagrada, e um documentário sobre o processo imersivo e criativo do projeto, da artista visual Mariana Cabral.
Leia também:
Diretora do projeto, Naiara Gramacho destaca que o fio condutor do espetáculo é a recuperação de saberes associados ao feminino, frequentemente desvalorizados, silenciados e esquecidos. “Saberes estes conectados com a natureza, com os ciclos femininos, com os saberes ancestrais afro-indígenas, com a sabedoria do corpo e da intuição", afirma.
De acordo com a diretora, o projeto redireciona o olhar do espectador para as mulheres e suas experiências pessoais e coletivas, utilizando a dança e o canto como formas de expressão do feminino.
Saiba como surgiu o espetáculo teatral em Ilhéus
O espetáculo surgiu do encontro entre as compositoras do álbum “Eu, Mulher Sagrada”, Naiara Gramacho e Adriana Gabriela, e seis musicistas baianas. Além de suas habilidades artísticas, as mulheres envolvidas no projeto têm experiência como parteiras, curandeiras, benzedeiras e erveiras.
“Espero que o público venha de coração aberto experienciar as músicas, danças, saberes e rezos dessas tantas mulheres artistas e curandeiras, de forma que possa também se permitir adentrar numa jornada de encontro com a sua própria essência feminina e a sua livre expressão no mundo”, convida Naiara.
O projeto foi contemplado pelos editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!