O Dia Nacional do Teatro é comemorado nesta quinta-feira (19). A data visa homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo, em especial, os artistas brasileiros. Com diversos benefícios, o teatro pode ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos que praticam a atividade.
Pensando nisso, o iBahia trouxe algumas opções de modalidades de teatro gratuitas, no sul da Bahia. Confira:
Leia também:
Grupo de Teatro Delfos
Em Itabuna, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), há o grupo de teatro Delfos, um Projeto de Extensão da UFSB, aberto gratuitamente para todos os estudantes da universidade. O objetivo é fazer com que os discentes tenham contato com a arte, além de dar oportunidade aos discentes que gostariam de atuar, mas não têm condições de desenvolver a habilidade.
O grupo realiza apresentações dentro e fora da universidade. Na UFSB, acontecem dinâmicas teatrais e atividades que estudam teoria e prática do teatro, nas quarta-feiras, às 14h. Para participar, o candidato deve se inscrever por meio de um link de formulário, divulgado a cada início de semestre no Instagram do grupo.
Aulas de teatro da Escola de Talentos
Também em Itabuna, acontecem aulas de teatro gratuitas no Centro de Cultura Adonias Filho, localizado na Rua Isolina Guimarães. A ação é parte do projeto Escola de Talentos, uma iniciativa que oferece aulas de dança, música e teatro para crianças, jovens, adultos e idosos de todas as idades. As aulas de teatro acontecem nas segundas e terças-feiras, às 9h.
Para participar do projeto, é só comparecer ao Centro de Cultura Adonias Filho com xérox do RG, do CPF e de um comprovante de residência. Candidatos menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou de uma pessoa responsável, também munida de documentação.
A Escola de Talentos é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itabuna através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com o Governo do Estado e o Centro de Cultura Adonias Filho.
Grupo Quarta Parede
Em Ilhéus, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o grupo Quarta Parede realiza atividades para o público da UESC e o externo. O coletivo é um grupo estudantil autônomo, formado por alunos da universidade apaixonados pela arte do teatro.
O grupo tem aulas com um professor da UESC, as quais acontecem nas manhãs dos sábados, às 8h, no parque desportivo da universidade.
As inscrições acontecem por meio do formulário disponível na biografia do Instagram do grupo.
Oficinas de teatro do NAU
Ainda na UESC, o Núcleo de Artes da Universidade (NAU) oferece oficinas de teatro gratuitas na universidade. O núcleo visa dar suporte para as manifestações artístico-culturais dos alunos e comunidades vizinhas.
O NAU também oferece oficinas de musicalização (violão, flauta-doce, percussão, teoria musical, técnica vocal), danças folclóricas e capoeira, além de apoiar atividades artísticas da Universidade Aberta à Terceira Idade.
As oficinas de teatro serão reabertas ao público entre novembro e dezembro deste ano. As inscrições serão divulgadas no perfil do Instagram do núcleo.
Companhia de Teatro Negro Mário Gusmão
Em Pau Brasil, a Companhia de Teatro Negro Mário Gusmão oferta oficinas de teatro para escolas públicas, escolas indígenas e escolas de movimentos sociais.
A companhia também é ligada ao Projeto de Extensão Interlocuções, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A equipe se reúne de duas ou três vezes por semana para leituras de textos, trocas de experiências e ensaios de peças, escritas pelo dramaturgo Francisco Nascimento.
As peças de teatro do grupo buscam promover reflexões sobre racismo, feminicídio, homofobia e agressão contra a mulher. O objetivo é fortalecer as questões éticas e raciais no sul da Bahia e em Pau-Brasil, um território que se divide entre a comunidade indígena e ribeirinha.
Os alunos assistidos são de classes populares do município, sobretudo das periferias e da zona rural, mas qualquer pessoa a partir de 11 anos pode participar. Os ensaios acontecem em horários alternados, sem dias fixos. Para participar, basta entrar em contato com a equipe, por meio do Instagram do projeto.
Nesta sexta-feira (20), o grupo vai realizar apresentações no campus da UESC, em Ilhéus, às 14h e 19h. A entrada é gratuita.
Prática do teatro ajuda a desenvolver habilidades sociais; veja benefícios
Além de promover o fomento à arte e a celebração da cultura, praticar teatro pode ser importante para ajudar pessoas tímidas a se expressarem mais livremente. Alguns dos benefícios psicológicos do teatro são:
• Aumento da autoconfiança: ao se apresentar diante do público e receber feedback positivo, as pessoas tímidas desenvolvem mais autoconfiança e diminuem o receio de falar em público;
• Aprimoramento da comunicação: o teatro melhora tanto as habilidades de comunicação verbal quanto escrita, permitindo que as pessoas tímidas se expressem de maneira mais clara e eficaz;
• Desenvolvimento do trabalho em equipe: participar de atividades teatrais promove a colaboração e o respeito mútuo, além de ensinar habilidades de resolução de conflitos, beneficiando as pessoas tímidas ao incentivar o trabalho em equipe;
• Exploração emocional: o teatro oferece uma oportunidade para as pessoas tímidas explorarem e expressarem suas emoções de maneira saudável, ao se colocarem no lugar de diferentes personagens e situações;
• Superação da timidez: com a prática contínua, o teatro ajuda as pessoas tímidas a se sentirem mais à vontade em interações sociais, reduzindo a ansiedade e promovendo uma expressão mais livre e natural.
Brenda Santos
Brenda Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!