Salvador, também conhecida como Capital da Alegria, completa 476 anos neste sábado (29). A cidade foi fundada em 29 de março de 1549 e foi a primeira capital do Brasil, título transferido para o Rio de Janeiro em 1763. Atualmente, é a maior cidade do Nordeste e conta com 2,4 milhões de habitantes.

O Ibahia traz cinco lugares com programações gratuitas para você celebrar o aniversário da capital baiana. Cheia de cantinhos especiais, a cidade também vai receber uma programação repleta de eventos, incluindo shows gratuitos.
Leia também:
1 • Praça Municipal
Construída no ano de 1549, a Praça Thomé de Souza é um dos pontos mais importantes da história do Brasil. Considerada o berço da civilização brasileira, onde o então governador-geral do Brasil Colônia concentrou todos os prédios da administração pública da época. Hoje, o local ainda abriga a Câmara Municipal e a Prefeitura da cidade.

É lá também que fica o Elevador Lacerda, que tem como plano de fundo uma das mais belas vistas da Baía de Todos-os-Santos, e o Palácio Rio Branco.

O local vai receber neste domingo (30) um grande show, com artistas como Pabllo Vittar, Russo Passapusso, Larissa Luz e Rachel Reis. Os shows acontecerão na Praça Municipal, no Centro Histórico, a partir das 18h.

2 • Dique do Tororó

O Dique do Tororó, em Salvador, é um lugar ideal para um passeio em família, com as suas esculturas de orixás (criadas pela artista Tati Moreno), pistas de caminhada e pedalinhos.
Neste domingo (30), Salvador celebra a riqueza cultural e musical baiana com mais uma edição da "Volta no Dique", promovida pelo movimento musical Mudei de Nome, em parceria com a Prefeitura. O evento, que já se consolidou como uma tradição, integra as comemorações do Aniversário da Cidade e será realizado às 11h no Dique do Tororó, um dos pontos turísticos mais bonitos da capital baiana.

A bordo do "Pranchão", Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord e Jonga Cunha promete mais uma vez envolver o público com sua apresentação contagiante e cheia de energia. O evento terá participação especial do cantor Tonho Matéria.
3 • Praça do Campo Grande

A Praça do Campo Grande, também chamada de Praça 2 de Julho, foi cenário de importantes batalhas durante a Independência da Bahia e, atualmente, é um vibrante centro cultural e um popular ponto turístico da capital baiana. Ricamente decorada com monumentos trazidos da França em homenagem aos heróis da Independência, a praça também se destaca por sua vasta área verde, com árvores centenárias, e pelos edifícios históricos que a cercam, tornando-se um excelente espaço de cultura e lazer para moradores e visitantes.
A Praça será palco da XII Semana do Artesão, entre os dias 26 e 30 de março, das 9h às 20h. O evento de artes, culinária, moda, artesanato, atrações musicais e culturais reunirá diversos empreendedores da cidade para expor os seus produtos, além de apresentações musicais e atividades culturais.


4 • Casa das Histórias de Salvador

Inaugurado em 2024, o equipamento cultural, localizado no Comércio, abriga o Arquivo Público de Salvador. A Casa das Histórias de Salvador visa mostrar a história da capital baiana a partir das pessoas que a constroem dia após dia.
Como parte da programação do aniversário da cidade, o local vai receber contações de histórias ao longo da semana.

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
