icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
AGENDA CULTURAL

Novembro Negro: Biblioteca Central recebe exposição que promove cultura e religiosidade de matriz africana

Trabalho é composto por doze esculturas individuais e oito emolduradas do artista plástico Samuel Cruz e será exibido no dia 9

foto autor

Redação iBahia

07/11/2022 às 15:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Novembro Negro: Biblioteca Central recebe exposição que promove cultura e religiosidade de matriz africana
Foto: Divulgação

A Biblioteca Central da Bahia, localizada no Centro de Salvador, irá receber na quarta-feira (9), às 17h, a exposição "Notícias do Òrun", do artista plástico Samuel Cruz.

Com o objetivo de promover a cultura e a religiosidade de matriz africana, o trabalho é composto por doze esculturas individuais e oito emolduradas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

As peças trazem um aspecto inovador na representação sagrada das entidades, feitas com papel de jornal. Todas as peças retratam a personificação dos Orixás.

“O processo de criação é um momento de muita energia. Quando começo a produzir eu entro em contato com a minha ancestralidade, que me remete aos deuses africanos. Eu vou criando a minha arte e sentindo a conexão com os orixás”, revelou o artista.

Além da exposição, Samuel realizará duas oficinas de artes plásticas, gratuitas, com a finalidade de iniciar o processo criativo e/ou desenvolver a produção de esculturas. As ações integram a programação das ações que farão parte das atividades para o mês de novembro da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).

As oficinas ocorrerão sob o contexto de protagonismo das manifestações da cultura afro-brasileira e difusão das artes negras entre jovens e adultos, com capacidade máxima para 20 participantes por turma.

Sobre o artista

Ex-morador do Nordeste de Amaralina, Samuel sofreu um grave acidente de transito que paralisou os movimentos da sua mão direita. Como recomendação médica, foi indicado para o, até então, motorista carreteiro, o desenvolvimento de trabalhos manuais para recuperação dos seus movimentos.

Este foi o ponto de partida para a arte de Samuel, que se iniciou como hobby e se tornou sua nova profissão. Atualmente, o artista está em evidência através de dois projetos: “Santos e Órixas: Divindades em papel”, exposição individual no Centro de Estudos Afro-Índio Americanos (CEPAIA) e uma mostra que reúne artistas renomados no Antique Bistrô, ambos no bairro Santo Antônio Além do Carmo.

Serviço

Exposição “Notícias do Òrun”, do artista plástico Samuel Cruz
QUANDO:
9 de novembro, às 17h
ONDE: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) - Rua General Labatut, 27 – Barris Salvador/BA
Gratuito

Leia mais sobre Agenda Cultural no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Agenda Cultural