Os fãs do grupo Olodum lotaram às ruas do Pelourinho, na noite desta quarta-feira (8). Considerado um dos grupos de samba-reggae mais famosos do mundo, o Olodum celebrou mártires da Revolta dos Búzios.
Na passeata, o Olodum relembra a história dos mártires João de Deus, Manoel Faustino, Lucas Dantas, Luiz Gonzaga; jovens negros que lutaram pela Bahia livre e um Brasil soberano, homens e mulheres que mesmo diante da opressão, colocaram suas vidas em prol de um ideal de liberdade.
Leia também:
O evento integra uma série de ações do FestQuilombo 2023, iniciativa desenvolvidas pelo Bloco Olodum desde 1984, no mês de novembro. Veja os vídeos abaixo:
História
Fundado em 1979 pelo maestro Neguinho do Samba, o grupo transformou as músicas africanas em ritmos como Ijexá, Samba-reggae, Aluká, entre outros.
A Banda Olodum estreou no mercado musical com o álbum Egito Madagascar, disco consagrado pelo sucesso da música “Faraó”. O grupo é tombado pela Organizações das Nações Unidas e Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.
Olodum é uma palavra de origem yorubá e, no ritual religioso do candomblé, significa “Deus dos Deuses” ou “Deus maior” Olodumaré, que não representa um orixá mas, o Deus criador do Universo. A banda ganhou notoriedade mundial e percorreu 40 países, tendo participado de duas aberturas de jogos mundiais.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!