icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
AGENDA CULTURAL

Lalata: iBahia lança podcast sobre II Festival Internacional de Percussão

Evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Candeal, e tem o cantor multi-instrumentista Carlinhos Brown como anfitrião

foto autor

Redação iBahia

23/09/2022 às 13:17 • Atualizada em 23/09/2022 às 13:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Lalata: iBahia lança podcast sobre II Festival Internacional de Percussão

A música baiana está diretamente ligada à percussão. O som que vem do surdo, do atabaque, do timbau, do agogô fala muito sobre a cultura baiana e nossa ancestralidade. Tudo isso vai ser celebrado no palco do Lalata: II Festival Internacional de Percussão. O evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Candeal, e tem o cantor multi-instrumentista Carlinhos Brown como anfitrião.

Para falar mais sobre a história desse festival, que chega a segunda edição, o iBahia preparou um podcast, lançado nesta sexta (23). Com apresentação e produção da jornalista e pesquisadora musical Juliana Rodrigues, o programa traz entrevistas com percussionistas baianos, além do idealizador Carlinhos Brown.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:


				
					Lalata: iBahia lança podcast sobre II Festival Internacional de Percussão

"O que eu achei mais interessante foi tanto entrevistar as pessoas que fazem parte do evento e descobrir sobre o papel formador do evento, o papel social, musical e cultural também. Tem uma fala de um dos entrevistados, que é um dos músicos que vai tocar no festival, que diz justamente que o Lalata tem um papel fundamental porque traz a percussão pra sala de estar. Ela não fica mais só na cozinha, como dizem no jargão de música, na cozinha das bandas", analisa Juliana.

"O Lalata coloca em evidência aquele balanço, aqueles tambores, aquela coisa ali que é tão complexa que muitas vezes a gente não se dá conta que aquilo que nos faz dançar é uma complexa linha de tambores de instrumentos diversos, que nem sempre recebe o valor devido", completa.

A jornalista falou também do processo de pesquisa sobre o assunto para produzir o podcast. "E também a minha pesquisa para fazer esse podcast foi intensa. Porque foi preciso reconstruir algumas peças que faltavam, ir atrás das informações sobre o primeiro festival. Descobri que teve a mudança de nome, que foi uma questão interna. Outro fato da primeira edição do festival que foi bem marcante para mim no processo foi a descoberta de que acabou sendo o último show de Naná Vasconcelos, um percussionista renomado na música brasileira e depois ele acabou falecendo", contou.

Ouça o podcast na íntegra:

Leia mais sobre Salvador no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Agenda Cultural