Salvador ganhará uma nova política de incentivo para realização de filmes e outros projetos audiovisuais na cidade: o Film Comission Salvador. A novidade foi revelada pelo Gestor Audiovisual da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), durante a coletiva de lançamento da XIX edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema.
A Film Comission, que já existe no parâmetro estadual, tem entre as principais funções regulamentar o processo de gravações e filmagens na cidade, assim como incentivar a realização dessas obras, vendendo de forma nacional e internacional a capital baiana como um destino e cenário para produções audiovisuais.
Leia também:
Para o iBahia, Felipe Rego explicou que a organização não é novidade no mundo, mas que agora Salvador vai investir na expansão do setor a partir da instituição dessa política.
"A Film Comission é um política que existe no mundo inteiro, nós não estamos inventando a roda. Nós estamos entrando no jogo de maneira articulada. Tem o objetivo de buscar e atrair produções para cidade de Salvador, e ter Salvador como um personagem vivo em diversas histórias contadas pelo audiovisual", explicou ao Portal.
Ainda segundo o gestor, o ambiente produtivo audiovisual de Salvador é favorável, e por isso deve ser construída de forma integrada como negócio.
"Salvador tem um ambiente produtivo naudiovisual extremamente rico, extremamente diverso. [...] Entender o cenário audiovisual e construir uma política pública integrada contribui com o desenvolvimento. É papel do poder público ajudar nesse desenvolvimento", destacou Felipe Rego.
Este ano, o Salcine, programa da Secult de fomento ao setor audiovisual, é um dos responsáveis pela realização do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema. O lançamento oficial do Film Comission Salvador acontece no dia da abertura do festival, 14 de março, quando será detalhada a política.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!