Após ser adiado em 2023, o Panorama Internacional Coisa de Cinema retorna neste ano, entre os dias 14 e 20 de março, com uma edição que homenageia Glauber Rocha e Castro Alves, dois cineastas baianos. Com 1.355 filmes inscritos, entre baianos, nacionais e internacionais, mais de 130 foram escolhidos para compor as mostras competitivas e paralelas do evento.
Os 73 filmes selecionados para as Competitivas Nacional, Baiana e Internacional, serão exibidos em sessões com longas e curtas. Nas mostras de Nacional e Baiana, a tradição é reunir diretores e representantes dos filmes para um debate com o público.
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As curadoras Gênesis Nascimento e Ceci Alves, que atuaram na seleção dos curtas, falaram sobre como foi feito o recorte e o que o público pode esperar das produções selecionadas.
"Nesse ano, o Panorama priorizou propostas de linguagem, e como ela, a linguagem se apropria do real com a intenção de transformá-la através da fabulação. Foram algumas das nossas principais preocupações. A realidade aparece nas imagens e sons como apoio alegórico, como base de pensamento, como apoio da saudade e como espelho político", explicou Ceci Alves.
Ainda segundo ela, a curadoria buscou encontrar filmes que falem das tendências audiovisuais baianas e brasileiras, e como encontram interlocuções com o mundo.
"Os filmes que vocês vão ver tocam pautas, refletem questões contemporâneas, resgatam o passado, projetam o futuro", destacou. "Pensar qual é o público do Panorama. Pensar o festival a partir do festival e isso é uma coisa importante também", completou Gênesis Nascimento.
Nove longas baianos estão em competição, dois deles na Competitiva Nacional, formada ainda por duas coproduções com países europeus e representantes do cinema produzido em Pernambuco, Ceará, São Paulo e no Distrito Federal. Na Competitiva Baiana, a soma de sete longas e 24 curtas demonstra um período produtivo no pós pandemia.
Outros seis longas e 12 curtas produzidos em 17 países estão na Competitiva Internacional, com produções da Costa Rica, Gana e Camarões, o que ressalta também o viés coletivo do Panorama. Os curadores de curtas e longas da competitiva internacional, Adolfo Gomes e Rafael Saraiva, destacaram o aumento no número de produções dirigidas por mulheres e a diversidade de países.
"Buscamos um recorte abrangente em níveis geográficos, de países diferentes, continentes, e que abordem inserções com temáticas parecidas, mas com vieses e abordagens diferentes. É um trabalho de investigação dos festivais internacionais", explicou Saraiva. "Me chamou atenção o número de realizadoras. 80% foram realizados por mulheres. Isso é um sintoma extraordinário, que se reflete na seleção", completou Gomes.
Este ano, formam o júri nacional a atriz Bruna Linzmeyer, Heloisa Passos e Tambla Almeida. Para a competitiva baiana serão Samuel Marotta, Keyti Souza e Cecilia Barroso. E para o internacional, Márcia Limma, Morgana Gama e Feliphe Alencar. Serão eles os responsáveis por escolher os vencedores em cada categoria.
Os filmes poderão ser assistidos no Cine Glauber Rocha, com ingressos entre a R$12 (inteira), R$6 (meia) e passaporte individual para 10 sessões por R$55. Também serão exibidos e Sala Walter da Silveira, onde as sessões serão gratuitas. Ainda não foi divulgada a programação por dia de festival.
Retomada
A primeira edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema aconteceu em março de 2002. O objetivo, como se mantém até hoje, era a realização de um festival de caráter competitivo para curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, expandido o cinema baiano e trazendo o cinema internacional para a Bahia.
Em 2023, o evento não aconteceu. Na época, segundo comunicado oficial, o adiamento ocorreu após o Edital Calendarizados, que patrocinava o evento desde 2012, ser interrompido pela Secretaria de Cultura da Bahia.
Neste ano, o Festival retorna novamente com o patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e, pela primeira vez, foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
A coordenadora do Festival, Marília Hughes, avaliou o impacto da não realização do evento no ano passado, em especial, para os realizadores e o tempo de validação da produção.
"Um ano sem o Festival é uma lacuna enorme. E para o ano que vem, se eles não são aproveitados esse ano, eles já são considerados velhos. Pode ser toda uma produção que ficaria apagada. Então, a gente ainda está trabalhando com essa produção. [...] Por isso é muito importante que o festival seja anual, que ele tenha essa continuidade anual, porque é uma maneira de dialogar com a produção do momento, e uma lacuna de um ano, bota em risco toda uma produção, fica sem espaço de exibição", avaliou.
Já o idealizado do Panorama Internacional Coisa de Cinema, Claudio Marques, destacou a importância da gestão municipal olhar para o cinema da cidade, como um difusor econômico e com potencial de atrair novos olhares para a capital baiana.
"A gente tem muitos colaboradores que nos ajudam a olhar para trás e para o presente. Eu estou muito feliz. Está mostrando uma virada. [...] É muito importante que [os órgãos públicos] perceba a importância do cinema e do audiovisual como economia, como geração de renda. Como geração do softpower. É poder, dentro do Brasil e fora do Brasil. Estamos falando de Diplomacia. Se a gente quer que a Bahia continue sendo vista, conhecida, a gente tem que filmar. A gente tem que distribuir nossos filmes pelo mundo todo", disse ao iBahia.
Filmes selecionados
Competitiva Nacional (Longas)
- A Batalha da Rua Maria Antônia (SP) - Vera Egito
- A Flor do Buriti (Portugal/Brasil) - João Salaviza e Renée Nader Messora
- Ecos do Silêncio (DF) - André Luiz Oliveira
- Eros (PE) - Rachel Daisy Ellis
- Estranho Caminho (CE) - Guto Parente
- Not Dead (BA) - Isaac Donato
- Saudade Fez Morada Aqui Dentro (BA) - Haroldo Borges
- Sem Coração (Brasil/França/Itália) - Nara Normande e Tião
Curtas
- A Bata do Milho (SP/BA) - Eduardo Liron e Renata Mattar
- A Fumaça e o Diamante (DF) - Bruno Villela, Fábio Bardella e Juliana Almeida
- As Miçangas (DF) - Emanuel Lavor e Rafaela Camelo
- Cama Vazia (SP) - Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
- Cassino (RS) - Gianluca Cozza
- Deixa (RJ) - Mariana Jaspe
- Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (RJ) - Allan Ribeiro
- Helena de Guaratiba (RJ) - Karen Black
- Jussara (BA) - Camila Cordeiro Ribeiro
- Lyb (SP) - Felipe Poroger
- O Cavalo de Pedro (RJ) - Daniel Nolasco
- Ode (BA) - Diego Lisboa
- Onde a Floresta Acaba (SP) - Otavio Cury
- Queima minha Pele (AL) - Leonardo Amorim
- Remendo (ES) - Roger Ghil
Competitiva Baiana
Longas
- A Matriarca - Lula Oliveira
- Café, Pépi e Limão - Adler Kibe Paz e Pedro Léo
- Cosmovisões - Marcilia Cavalcante
- Diário da Primavera - Fabíola Aquino e Juliano de Paula Santos
- Dois Sertões - Caio Resende e Fabiana Leite
- Sysyphus - George Neri
- No Rastro do Pé de Bode - Marcelo Rabelo
Curtas
- 56 dias - Lara Carvalho
- A Faísca - Gabriela Monteiro
- Além da Cancela - Margarete Jesus
- Benção - Mamirawá e Tainã Pacheco
- Caluim - Marcos Alexandre
- Camaleoa - Eduardo Tosta
- Cobaias Habitam meu Sonho - Ramon Coutinho
- Curacanga - Mateus Di Mambro
- Desamarras - Ianca Oliveira
- É d’Oxum: A Força que Mora N’água - Dayane Sena
- Felipa - Ana Clara Pereira
- Kiriri 11/11 - Kian Shaikhzadeh
- Lamento às Águas - Vilma Carla Martins
- Movimentos Migratórios - Rogério Cathalá
- Mulher Vestida de Sol - Patrícia Moreira
- O Homem que Virou Castanha - Natan Fox
- O Tempo das Coisas - Lara Beck
- O Tratado do Vão Combate ou A Pequena História de uma Bixinha Qualquer - Márcio Januário e Henrique Drebes
- Por que Não Ensinaram Bixas Pretas a Amar? - Juan Rodrigues
- Sagrado Compor - Henrique Dantas e Marcelo Abreu
- Solange Não Veio Hoje - Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter
- Sucata Esperança - Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama
- TAMBA: Sinfonia do Invisível - Genilson Nery
- Todos os Olhos - Wayner Tristão
Competitiva Internacional
Longas
- A Audiência / L’Audience (Canadá) - Émilie B. Guérette e Peggy Nkunga Ndona
- Acromático / Achrome (Rússia/Alemanha/Israel) - Maria Ignatenko
- Astracã 79 / Astrakan 79 (Portugal) - Catarina Mourão
- Júlia Não se Case / Julia no te cases (Argentina) - Pablo Levy
- Mátria / Matria (Espanha) - Álvaro Gago
- O Espectro do Boko Haram / Le Spectre de Boko Haram (Camarões/França) - Cyrielle Raingou
Curtas
- 48 Horas / 48 Hours (Irã) - Azadeh Moussavi
- A Árvore Frutífera / The Fruit Tree (Bélgica) - Isabelle Tollenaere
- A Passagem / The Passing (EUA) - Ivete Lucas e Patrick Bresnan
- Aqueronte (Espanha) - Manuel Muñoz Rivas
- Criando Praias Luminosas / Hacer Orillas Luminosas (Paraguai/Argentina) - Maira Ayala
- De Volta / Back (Países Baixos) - Yazan Rabee
- Dildotectônica / Dildotectónica (Portugal) - Tomás Paula Marques]
- Nada Disso / Nada de Todo Esto (Argentina/Espanha/EUA) - Patricio Martínez e Francisco Cantón
- Os Nadadores / Los Nadadores (Costa Rica) - Charlie López
- Swan no Centro / Swan dans le Centre (França) - Iris Chassaigne
- Tria (Itália) - Giulia Grandinetti
- Yaa (Gana/França) - Amartei Armar
Nathália Amorim
Nathália Amorim
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