A 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mohamed Bamba (MIMB) irá movimentar a cena cultural e audiovisual de Salvador no mês de abril. Com atividades totalmente gratuitas, no modelo virtual e presencialmente, o festival internacional conta com uma programação variada, incluindo debates, oficinas, masterclasses, além da exibição de 60 obras de cineastas negras e negros de diversos países.
As ações acontecem entre os dias 8 e 27 abril. Com o tema “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”, a MIMB promove e democratiza obras cinematográficas produzidas por realizadoras negras e negros da diáspora Africana.
Leia também:
O objetivo é que se abra um espaço para que, Salvador, a capital mais negra do país transforme diversos ambientes localizados em bairros populares e periféricos, em cenários de troca de conhecimento e de ampliação da visibilidade de produções negras no setor audiovisual.
Como participar da Mostra Itinerante de Cinemas Negros
Não há pré-requisito para participar da mostra. Jovens, universitários, amantes da sétima arte e interessados poderão ampliar os próprios conhecimentos sobre o mercado audiovisual tanto pela modalidade virtual quanto presencial.
“A MIMB é para todo mundo. Queremos criar uma relação genuína com o nosso público, utilizando o cinema como chave para a transformação. Todas e todos são bem-vindos nas nossas atividades, que são 100% gratuitas”, afirma Daiane Rosário, idealizadora e produtora executiva do festival.
Entre os locais destinados a workshops, masterclasses e exibição de filmes estão o Teatro Gregório de Matos, pátio e auditório do Goethe Institut, Sesc Pelourinho, 360 Cajazeiras e o Quilombo Quingoma, na região metropolitana.
Programação online
O evento online acontece de 08 a 16 de abril através de plataformas de salas digitais e no site do festival. Entre os destaques das atividades estão a exibição de filmes nacionais e internacionais selecionados, além do Impulso WAWA ABA e Lab Visão Preta, que vão promover imersão formativa nas dinâmicas audiovisuais para jovens negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ que desejam iniciar sua carreira profissional na área.
Oficinas de pitching, painéis e masterclasses também fazem parte da programação, que conta com Bethania Maia, Danilo Umbelino, Fabiola Silva, Flávia Santana, Larissa Fulana de Tal, Luana Rocha e Marcelo Lima como mentores criativos das atividades.
Programação presencial
Presencialmente, entre 17 e 27 de abril, o festival irá promover rodadas de negociações, exibição de filmes presenciais com rodas de conversas, workshops e painéis. Durante a ‘Sessão Telecine’ o filme ‘Ó Paí, Ó 2’ ganhará novamente a telinha do cinema, em duas sessões gratuitas. Presença confirmada do cineasta queniano Mohammed Saïd Ouma ministra a masterclass ‘Cinemas Africanos - O Renascimento?’, no dia 25/04.
Os eventos oficiais de abertura e encerramento vão contar com sessões de filmes e shows, com apresentações musicais potentes, como Rachel Reis e DJ Nai Kiese (17/04), além da Banda Ifá, com participação de Zé Manoel (27/04).
Todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e, para alguma delas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através da plataforma Sympla. A programação completa das atividades e o link para retirada de ingressos podem ser consultados no site oficial da MIMB.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!