O documentário "Milton Bituca Nascimento" estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas brasileiros. O road movie mostra os bastidores da turnê de despedida de um dos maiores artistas da música brasileira, em 2022, e o reencontro com fãs de diferentes partes do mundo.

Distribuído pela Gullane+ e dirigido por Flavia Moraes, o filme acompanhou Bituca de perto por cerca de dois anos, revelando a conexão profunda do ídolo com seus fãs, tanto no Brasil quanto no exterior. O documentário propõe reflexões sobre potência, legado e finitude.
Leia também:

Salvador terá no fim de semana shows de Liniker, Rachel Reis e mais

Jovem morto durante assalto em Camaçari sonhava em ser cineasta

Gente do Choro faz tributo a Ernesto Nazareth nesta segunda-feira (24)

Resgate Implacável: filme de ação com Jason Statham chega aos cinemas
Com mais de 40 depoimentos de figuras como Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, Mano Brown, Spike Lee, Quincy Jones, Djamila Ribeiro, João Bosco e Ivan Lins, o documentário explora o impacto da obra de Bituca e sua influência, destacando como suas criações encantaram e continuam a encantar fãs de música ao redor do mundo.

“Meu sentimento em relação ao filme é de muita felicidade, principalmente quando penso nos tantos amigos preciosos que a vida me deu e que estão ali presentes. Sou grato por todo o carinho e amor que recebo de tanta gente. Durante toda a minha trajetória, fui guiado pelas amizades e pela música e isso é o que realmente importa na minha vida”, disse Milton Nascimento, 82 anos, na noite da última segunda-feira (17). Ele participou da pré-estreia do doc no Rio de Janeiro e assistiu aos depoimentos na tela com um sorriso e um olhar emocionado.
Narrado pela atriz Fernanda Montenegro, de 95 anos, o documentário também traz reflexões sobre como as questões raciais permearam a vida de Milton. Desde os episódios de racismo na infância, em Minas Gerais, até o respeito que artistas e intelectuais negros nutrem pelo cantor. As falas da filósofa Djamila Ribeiro, e dos cantores Mano Brown, Criolo e Djonga vão nesse sentido.
Outro aspecto abordado rapidamente no filme é o estado de saúde mais frágil de Milton. Ele tem diabetes e, na semana passada, o filho Augusto Nascimento revelou que ele tem Parkinson, o que traz ainda mais fragilidades.

Em Salvador, os tickets para ver o filme já podem ser adquiridos de forma online, no site da Ingressos.com, ou na bilheteria dos cinemas. Os preços e os horários podem variar a depender do dia e do horário.
Após a estreia, o longa pode ser assistido no Cineflix Shopping Bela Vista, Cinépolis Shopping Salvador Norte, UCI Orient Shopping da Bahia, Cinépolis Horto Bela Vista, UCI Orient Paralela, Cinemark Salvador e UCI Orient Barra.
Assista ao trailer de 'Milton Bituca Nascimento':

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
