A segunda edição do Festival Ferrovias, festival de cinema do Subúrbio de Salvador, trará uma programação variada e gratuita de 29 de agosto a 1º de setembro. Durante o evento, serão oferecidas sessões de cinema, oficinas e aulas sem custo.
Para participar das atividades, os interessados devem se inscrever através deste formulário. As oficinas incluem fotografia, produção cultural e produção audiovisual.
Leia também:
Além disso, ao final da oficina de produção cultural, duas pessoas serão selecionadas para integrar a equipe de produção do Festival Ferrovias e receberão bolsas de R$ 600.
Confira a programação da 2ª edição do Festival Ferrovias, em Salvador:
Oficina de Fotografia para crianças
A oficina proporcionará uma compreensão geral da fotografia de maneira lúdica, usando smartphones para contar histórias através de imagens. As crianças aprenderão a ajustar parâmetros como foco, exposição e composição visual, explorando temas como infância, memória e identidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ao final, será organizada uma exposição com uma seleção das fotografias no Centro Cultural de Plataforma, como parte da programação do Festival.
- Oficineira: Mila Santos;
- Público: Crianças do Acervinho - Projeto educativo do Acervo da laje;
- Dias: 4, 5 e 10 de agosto.
Oficina de Produção Cultural
A oficina tem como objetivo capacitar jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador nas etapas da produção cultural. Serão abordados temas como elaboração de cronogramas, organização, contato com fornecedores, cumprimento de prazos, avaliação de resultados e coleta de feedback dos participantes. Além disso, a oficina oferecerá uma visão geral sobre a importância dos eventos e circuitos culturais no território, mobilização social e modelos de financiamento.
- Oficineira: Tainá Oliveira;
- Local: Cipó - AMPLA - Associação de Moradores de Plataforma;
- Inscrições via formulário;
- Público: 15 pessoas que residam em bairros pertencentes a região do Subúrbio de Salvador, preferencialmente estudantes de escolas públicas das redes municipais e/ou estaduais de ensino, com idades entre 15 e 20 anos. Ao final, serão selecionados 2 bolsistas (R$ 600) que atuarão como apoio de produção no Festival;
- Dias de realização: 20, 21, 22 de agosto;
- Inscrições: Até 10 de agosto.
Sessões de cinema
O projeto visa mapear produções cinematográficas realizadas por cineastas do Subúrbio e filmes que abordam a região. A primeira edição, realizada em agosto de 2023, foi um sucesso, ocorrendo em quatro espaços comunitários do Subúrbio e envolvendo cineastas, estudantes, líderes comunitários e o público local. A curadoria enfocou temas como memória, patrimônio e questões sociais.
SESSÕES
- Local: Centro Cultural de Plataforma;
- Datas: 29, 30, 31 de agosto e 1 de setembro de 2024;
- Turno vespertino: 14h - 18h.
Oficina de Produção Audiovisual
Apresenta os três pilares fundamentais para uma produção audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção, tratando temas como roteiro, dispositivos de gravação e edição utilizando dispositivos móveis. Os produtos audiovisuais resultantes desta oficina irão compor a programação do Festival.
- Oficineiro: Otávio Conceição;
- Local: Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada;
- Inscrições: via formulário na bio do @festivalferrovias;
- Público: 15 pessoas que residam em bairros pertencentes à região do Subúrbio de Salvador, preferencialmente estudantes de escolas públicas das redes municipais e/ou estaduais de ensino, com idades entre 15 e 20 anos;
- Dias de realização: 12, 13, 14 e 15 de agosto;
- Inscrições: Até 5 de agosto.
Festival Ferrovias exalta cinema e as histórias do Subúrbio de Salvador
Por 162 anos, os trens que atravessaram o Subúrbio de Salvador transportaram, diariamente, mais de 14 mil pessoas. As histórias e a herança dessas pessoas marcaram o tempo e construíram a riqueza de uma região que, por vezes, tem a importância menosprezada no contexto geral da cidade.
O Festival Ferrovias concentra artistas e histórias do Subúrbio. Na primeira edição do projeto, 80% das obras inscritas incluíram a participação de pelo menos um membro da comunidade local. Esse dado evidencia a força da produção cultural na região e a necessidade de espaços para a exibição dessas obras.
"[A participação no festival] foi importante para mim porque representei parte da comunidade em que eu moro. É importante levar as pessoas daqui da comunidade e [mostrar] esse trabalho que é feito aqui", destaca Ítalo Rodrigues, que é morador do bairro de Plataforma, sobre a importância do projeto em sua trajetória. O curta documental "O peixe”, dirigido por Ítalo, foi uma das obras selecionadas na 1ª edição do Ferrovias e já foi exibida em outros festivais de cinema, como os festivais Felino Preta e Latinidares Negras.
O projeto Ferrovias: Festival de Cinema do Subúrbio (IIª Edição) foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, do Governo Federal.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!