Um filme baiano pode se tornar o representante do Brasil no Oscar 2025. Isso porque a Academia Brasileira de Cinema divulgou uma lista com seis filmes pré-selecionados para representar o país e o longa "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", dirigido pelo soteropolitano Haroldo Borges, está na lista. O longa-metragem chega aos cinemas de Salvador, e do Brasil, nesta quinta-feira (19).
O longa foi produzido pela produtora Plano3, que é de Salvador, mas foi inteiramente gravado em Poço de Fora, em Juazeiro, no norte da Bahia. O filme é semifinalista ao lado de "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles; "Cidade Campo", de Juliana Rojas; "Levante", de Lillah Halla; "Motel Destino", de Karim Aïnouz; e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião.
Leia também:
A trama de "Saudade fez Morada aqui Dentro" a história de Bruno (Bruno Jeferson), um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Somado a essa trágica condição, estão as incertezas da adolescência que afligem o protagonista. O filme converte a trajetória e os dramas de Bruno em uma jornada de aprendizado.
Com uma equipe totalmente baiana, estar entre os pré-selecionados para uma competição como o Oscar 2025 é uma oportunidade de divulgação do longa, que representa o cinema feito na Bahia.
“É um filme muito emocionante, uma cativante história de superação. É um filme que aponta a esperança, a uma luz apesar de todos os obstáculos da vida. E ao estar na lista de pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar, o filme já ganha uma visibilidade imensa e isso já vale muito. Porque o filme apresenta um Brasil que o Brasil não está acostumado a ver nas telas. Um Brasil diverso, com nosso sotaque, com nossa inconfundível alegria de viver”, ressalta Haroldo Borges, diretor do filme.
O longa-metragem baiano vem colecionando prêmios e venceu o Festival de Mar del Plata (pelo Melhor Filme e Prêmio do Público), Festival de Málaga (pela Melhor Montagem), Festival do Rio (na categoria Melhor Filme na Competição Novos Rumos da Première Brasil) e Mostra de Cinema de São Paulo (nas categorias Prêmio Netflix e Prêmio Paradiso).
Bahia no Oscar: saiba onde assistir 'Saudade fez Morada aqui Dentro'
O filme "Saudades fez Morada aqui Dentro" chega aos cinemas do Brasil nesta quinta-feira (19). Em Salvador, o longa pode ser assistido na Sala de Arte Museu, na Sala de Arte Danten Paseo e no Glauber Rocha.
Os outros filmes que figuraram a lista da Academia Brasileira de Cinema ainda não estrearam no Brasil. O longa-metragem "Ainda estou aqui", dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, foi bastante comentado na mídia internacional.
A atuação da brasileira chamou a atenção no filme, que narra a história da família do deputado Rubens Paiva, levado por militares durante a ditadura. O político nunca mais foi reencontrado.
O nome de Fernanda apareceu na lista das expectativas de indicação para o prêmio de "Melhor Atriz" no Oscar 2025 em diversos veículos da imprensa internacional, como o The New York Times. Em sua primeira exibição, no Festival de Veneza, o filme foi aplaudido por 10 minutos.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!