O Dia Internacional da Mulher pode ser celebrado nos museus baianos, em Salvador. Uma ação coordenada pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) envolve o Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Centro Cultural Solar Ferraz.
O objetivo do evento é intensificar a conversa sobre arte, cultura e independência financeira das mulheres artistas.
Leia também:
"É crucial que, no Dia Internacional da Mulher, reconheçamos e fortaleçamos a autonomia econômica das mulheres. Dar visibilidade a essa pauta colabora para que esses negócios se formalizem, se desenvolvam e que se empoderem social e economicamente as mulheres”, disse Luciana Mandelli, que ocupa o cargo de diretoria Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba).
Confira a programação dos Museus envolvidos na Celebração do Dia da Mulher
Museu de Arte Contemporânea
A celebração abre com a BaZá RoZé, uma feira de arte cultura e empreendedorismo exclusivamente feminina. A programação abre às 16:30h desta sexta-feira (8) com uma apresentação de Dança do Ventre pela dançarina Janah Ferreira seguida da apresentação da cantora Vanessa Melo.
No final de semana a programação segue com a Oficina "Cartões-Postais para Clarice, Escritos e Ensinamentos", no sábado às 15h, seguida por uma apresentação da DJ Larriel às 17h. Já durante o domingo o MAC oferece uma meditação budista para mulheres liderada pela Monja Janglam Kelsang e à tarde acontece a roda de conversa "Literatura que Atravessa Gerações", liderada por Fernanda Carvalho, e encerra durante a noite com uma apresentação da cantora Danzi.
Museu de Arte Moderna
No MAM a comemoração começou na quinta-feira (7), com o projeto Expo Mulheres Empreendedoras, que reúne 40 expositoras e fala sobre políticas para Mulheres além de uma Secretaria especializada, que seguirá até esta sexta (8). À tarde, o Museu apresenta o projeto "Elas à frente do Samba", que junta Gal do Beco, Mariene de Castro, Juliana Ribeiro e As Ganhadeiras de Itapuã em uma homenagem à sambista baiana Tia Ciata. Para ingressar, visitantes devem doar 1kg de alimentos não perecível que será doado ao projeto Bahia sem Fome.
Museu de Arte da Bahia
Nesta sexta, às 19h, o MAB recebe a apresentação "Coletiva de Liliths", uma produção da mostra "Vila Lacre" do Teatro Vila Velha, que visa fomentar a diversidade e riqueza da comunidade LGBTQIAPN+. Já pelo final de semana, o Museu será casa da Feira Liz Paim Arte e Empreendedorismo Feminino, com uma grande variedade de produtos vendidos por empreendedoras soteropolitanas.
Centro Cultural Solar Ferrão
A Exposição "Ela é Mulher Capoeira: Movimento Mulher na Capoeira" abriu as festividades do Dia Internacional da Mulher no Solar Ferrão na quarta-feira (6), mostrando o lado composto pelas mulheres na Capoeira em Salvador, focando em sua graça, força e dedicação extrema.
O Coletivo Mulher na Capoeira com axé e o Movimento Carapaça, além do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira e o Movimento Cultural Viva Irará estão à frente desse projeto que explora a história dessas capoeiristas. Já nesta sexta (8), ás 15h, acontece a Berimbalada das Mulheres, um cortejo de só de capoeiristas mulheres que seguirão rumo à Praça Castro Alves.
Helena Vila Boim
Helena Vila Boim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!