Salvador está recebendo a quinta edição do SSA Mapping, um dos maiores festivais de artes visuais e tecnologia do Nordeste, até domingo (13). Neste ano, o evento foi formato ampliado, com atividades de formação e uma “festa das luzes”, apresentando obras, instalações e intervenções artísticas que transformarão espaços públicos. O local escolhido desta vez é a Praça Maria Felipa, nas proximidades do Elevador Lacerda.
As obras visuais estão sendo projetadas na fachada do histórico Mercado Modelo, acompanhadas de atrações musicais e atividades interativas, incluindo opções para crianças, sempre com medidas de acessibilidade. A programação é totalmente gratuita e pode ser conferida neste site.
Leia também:
De terça (8) a sexta-feira (11), haverá atividades de formação no Auditório Makota Valdina, na Casa das Histórias de Salvador, no bairro Comércio. Na sexta-feira, o Santo Antônio Além do Carmo e o Rio Vermelho, bairros boêmios da capital, serão surpreendidos com projeções.
No sábado (12) e domingo (13), a Praça Maria Felipa e o Mercado Modelo se transformarão em cenários para o festival e suas intervenções. Além das mostras de videomapping com diversas artes visuais, o evento contará com shows, passeios guiados, feira criativa, instalações artísticas e brincadeiras para as crianças.
Para pessoas com deficiência, idosos e grávidas, haverá um setor de acolhimento, audiodescrição e tradução em Libras. O Ssa Mapping oferecerá cadeiras de praia para quem preferir assistir sentado, mas também é permitido levar a própria cadeira.
Lazzo Matumbi no SSA Mapping, no Mercado Modelo
Lazzo Matumbi se apresentará na quinta edição do SSA Mapping, aos pés do Mercado Modelo. Em uma performance que une música e imagem, o balanço de Matumbi tomará conta da Praça Maria Felipa no domingo (13), a partir das 21h.
Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o SSA Mapping conta com o patrocínio do Nubank e é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Além do final de semana, que oferecerá mostras de videomapping, shows, passeios guiados, feira criativa, instalações artísticas e brincadeiras para as crianças, haverá também atividades de formação no Auditório Makota Valdina, na Casa das Histórias de Salvador.
SSA Mapping em Salvador
O SSA Mapping teve sua estreia em 2017, na Praça Municipal, projetando imagens sobre o Palácio Rio Branco.
Em 2018, as ocupações ocorreram no Campo da Pólvora e no Fórum Ruy Barbosa. Em 2021, o Arquivo Público da Bahia, na Baixa de Quintas, foi a tela para uma edição virtual.
No ano passado, a Igreja do Bonfim, na Cidade Baixa, foi o palco do projeto. Em quatro edições, mais de 500 artistas visuais se apresentaram para mais de 30 mil pessoas.
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!