A Casa do Benin celebra 35 anos em 2023 e em comemoração a data, o espaço promove a exposição 'Lapso Temporal - Casa do Benin'. A mostra, que é gratuita e segue até o dia 16 de dezembro, tem um acervo composto por cerca de 200 peças originárias do Golfo do Benin, colecionadas pelo fotógrafo francês Pierre Verger ao longo de suas viagens realizadas à África.
O projeto é concebido pela antropóloga Goli Guerreiro em conjunto com a artista Lia Krucken. Guerreiro assume a curadoria geral, junto a uma equipe curatorial formada por 5 artistas baianos de diversas linguagens - teatro, filosofia, curadoria, dramaturgia, artes visuais: Álex Ígbò, Diego Araúja, Laís Machado, Rogério Felix e a própria Lia Krucken. Esse grupo trabalhou ao lado da fotógrafa Arlete Soares, que foi e é participante das cenas, dos sons e dos acontecimentos.
Leia também:
"A gente já percebeu muitas pessoas olharem as fotos no Benin e se reconhecerem nelas”. "Essa criança aqui sou eu!". Isso aconteceu de fato e virou um poema, escrito pelo poeta nascido e criado no bairro Nordeste de Amaralina, Milsoul Santos, em que fala "Eu também sou do Benin". Acreditamos que isso ocorrerá muito. Além de imaginarmos que algumas pessoas vão reconhecer coisas que nós da curadoria não reconhecemos de forma objetiva, mas subjetiva. Essa perspectiva nos levou a duplicarmos a quantidade de imagens previstas inicialmente", conta Krucken.
Lapso Temporal - Casa do Benin
- Quando? Exposição segue até 16 de dezembro.
- Onde? Casa Benin, Pelourinho, em Salvador.
- Quanto? Entrada gratuita.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!