Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > turismo > bahia 417º
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
BAHIA 417º

Belmonte: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

Turista vai encontrar as principais informações para curtir Belmonte do melhor jeito; confira dicas

Redação iBahia • 28/02/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Belmonte: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer

				
					Belmonte: como chegar, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer
Foto: Divulgação / Prefeitura de Belmonte

Localizada no sul da Bahia, Belmonte é uma das extremidades da Costa do Descobrimento. O munícipio tem como vizinhos Canavieiras, ao norte, e Santa Cruz Cabrália, ao sul.

Uma das principais atrações Mogiquiçaba, que, na linguagem indígena, significa "pouso do rio das cobras". Nessa região, há duas nascentes naturais, manguezais ricos em mariscos, Mata Atlântica e um mirante.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Belmonte do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:

História

O território, primitivamente habitado pelos índios botocudos, integrava a Capitania de Porto Seguro, no início do século XVIII.

No início do século XVIII, colonos portugueses começaram o povoamento de São Pedro do Rio Grande nas proximidades do rio Grande, atual Rio Jequitinhonha. Os índios Botocudos foram catequizados pelos jesuítas que aí fundaram a capela de Nossa Senhora de Madre de Deus. A pequena capela foi a primeira construção do local. 

Durante muito tempo a cidade foi importante porta de entrada para Minas Gerais, através do rio Jequitinhonha, única via navegável até Salto da Divisa.

Situado numa planície entre o rio Jequitinhonha e o oceano Atlântico, esse município floresceu nos bons tempos do cultivo do cacau, no final do século XIX. Em 1891, passou à categoria de cidade, inicialmente com o nome Belmonte do Jequitinhonha. Historiadores supõem que o nome Belmonte foi sugerido pelo ouvidor de Porto Seguro, em homenagem à cidade homônima portuguesa, onde nasceu Pedro Álvares Cabral.

A suposição histórica leva a crer que os primeiros “sinais de terra” (ervas flutuantes, troncos de árvores e raízes) avistados pela esquadra de Cabral, tenham partido do rio Jequitinhonha, que em 1500 deveria ser mais caudaloso, arrastando espécies da Mata Atlântica que ficavam boiando ao sabor das correntes marinhas.

Na foz do Jequitinhonha, ainda existem manguezais com a vegetação típica local, que inclui caules retorcidos, com o emaranhado de seus galhos rugosos e raízes entrelaçadas à mostra, além de uma fauna riquíssima.

Como chegar em Belmonte

O aeroporto mais próximo de Belmonte é o de Porto Seguro. De lá, você deverá pegar a estrada que liga à Santa Cruz de Cabrália e percorrê-la por 24 quilômetros. Em Santa Cruz, faz-se a travessia de balsa, em um tempo de 10 a 15 minutos. Depois da travessia sobre o rio João de Tiba, é necessário pegar um ônibus para um trajeto de 42 quilômetros.

A segunda opção é seguir pela BR 101 e pegar a estrada para Itapebi. A estrada é de paralelepípedo até Itapebi e depois de chão até o povoado de Barrolandia,e em seguida mais 59 Km até Belmonte pelo asfalto.

A terceira opção é saindo de Canavieiras por meio de uma lanchinha. O trajeto dura 40 minutos. Praticamente é um passeio ecológico pois pode-se observar a exuberância dos rios Pardo e Jequitinhonha passando por seus manguezais, ilhas fluviais e barras.

Quando ir

Em termos de clima, há pouca diferença ao longo do ano. Como em todo o Sul da Bahia, não existe nenhuma época totalmente seca ou extremamente chuvosa. Além disso, como um povado de difícil acesso, não fica lotado. Mas no verão é sempre mais cheio, por ser alta estação.

O que fazer

  • Farol de Belmonte

Um dos pontos turísticos da cidade, o Farol foi construído em 1882.

  • Centro Histórico de Belmonte

Abriga diversas edificações coloniais com traços mouros evidenciados. O patrimônio arquitetônico de Belmonte é bastante preservado e curioso.

  • Rio Jequitinhonha

O Rio de águas barrentas se aproxima do mar seguindo por entre os incontáveis coqueiros da paisagem. Dependendo da época do ano, o Jequitinhonha carrega argila para as suas margens, fazendo com que os solos fiquem avermelhados

  • Praia de Mogiquiçaba

É o ponto ideal para praticar o windsurf e o surfe. O contraste do tom barrento da água combina com a areia dourada.

  • Praia da Caieira

Quem rouba a cena é o manguezal, se tornando a principal atração. Encontramos caranguejos, guaiamuns, aratus e “chama-maré”

Onde ficar

Localizada em Canavieiras, a 200 metros da Praia do Atalaia, e 19km de Belmonte, a Pousada Marlin Azul oferece acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, jardim e restaurante. A propriedade oferece cozinha compartilhada, recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito em todas as áreas.

Localizado em Canavieiras, a 19 km de Belmonte, o Aparthotel Bahiatropical oferece acomodações com terraço e Wi-Fi gratuito. Todas as unidades dispõem de banheiro privativo, TV e cozinha totalmente equipada. Algumas unidades possuem área de estar e/ou varanda e condições de avião.

Localizado nas areias brancas da Praia de Canavieiras, na Bahia, a 20km de Belmonte, o Bahiadomizil oferece unidades completas com vista para o mar. A acomodação dispõe de piscina ao ar livre, Wi-Fi gratuito e balcão de turismo.

Onde comer

  • Restaurante Taberna
    • Praca Da Matriz N° 03 Praça da Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  • Restaurante e Bar Do Anderson
    • Rua Saldanha Da Gama, 665 Jd Integracao

Leia mais sobre Bahia 417º no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA 417º :

Ver mais em Bahia 417º