|
---|
Vitória está invicto no Barradão nesta temporada |
Pra quem se acostumou a jogar na maciota, com a vantagem de dois empates para ser campeão nos últimos nos, o Vitória está prestes a viver o outro lado da história. Para manter a hegemonia e voltar a levantar o caneco estadual, o Leão precisa vencer pelo menos um dos dois Ba-Vis decisivos. E não tenha dúvida que o foco é jogar tudo e mais um pouco nesse domingo, no primeiro clássico. Nem precisava dizer o por quê: o jogo é no Barradão. Por isso, a estratégia é repetir o estilo de jogo mostrado no empate de 1x1 contra o Botafogo, na noite de quarta-feira. Marcar sob pressão e buscar o triunfo a todo custo para jogar pelo empate em Pituaçu, no domingo seguinte. "Aqui dentro temos que ir pra cima. Marcar sob pressão pra forçar que eles apostem no chutão. Se você observar, contra o Botafogo, saímos jogando, tocando a bola, tentando o jogo pelas beiradas. É isso que temos que repetir", prega o zagueiro Victor Ramos. Com a ideia de manter a pegada de ataque, o técnico Ricardo Silva vai manter também o time da última quarta. Tartá segue titular no ataque ao lado de Neto Baiano – Rildo está suspenso e Marquinhos ainda não está pronto. E o zagueiro Victor Ramos utiliza o exemplo do último Ba-Vi para provar que, em campo, o Bahia não terá vantagem por ter feito a melhor campanha. "Cada jogo tem sua história. No último Ba-Vi mesmo, eles vinham bem e tomaram um pau aqui dentro. Se tiver que dar de cara no chão pra conseguir essa vantagem, a gente vai fazer", fala, empolgado, lembrando dos 3x2.
Sequência - Uma coisa é certa: preparado psicologicamente o Vitória está. Isso porque o Leão iniciou uma maratona de partidas decisivas e com a obrigação de vencer desde o jogo de volta da semifinal contra o Feirense, quando o rubro-negro fez 3x2. Veio o Botafogo, vem o Ba-Vi, na quarta tem o Botafogo de novo e, no outro domingo, dia 13, mais um clássico. Haja decisão. O capitão Uelliton reconhece a importância de estar tranquilo nesse momento. "Na verdade, desde o ABC que a gente já vem nessa sequência de decisões. Precisamos descansar e ficar de cabeça boa pra vencer o Bahia. Tenha certeza que esse ano não vamos deixar escapar", fala o volante, presente nas últimas cinco finais e derrotado só na do ano passado, para o Bahia de Feira. O Barradão aumenta a confiança. Este ano o Leão não sabe o que é perder em casa. Foram 15 jogos, 11 vitórias e quatro empates, aproveitamento de 82%, sendo 12 jogos pelo Baiano (nove vitórias e três empates) e três pela Copa do Brasil (duas vitórias e um empate). Por isso, Victor Ramos está animado. "Esse retrospecto precisa ser levado, sim, em consideração. Aqui dentro somos muito fortes", diz.
Veja também Tricolor deixa vantagem de lado e promete pressão em cima do Vitória Ba-Vi terá efetivo de segurança 5% maior em relação ao último clássico