Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Veja o regulamento da Meia Maratona da Bahia

Evento acontece no dia 11 de setembro e oferece mais de R$ 19 mil em prêmios

• 06/06/2011 às 15:28 • Atualizada em 29/08/2022 às 3:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

MEIA MARATONA DA BAHIA

MINUTA DO REGULAMENTO

  1. O evento “MEIA MARATONA DA BAHIA” (MMBA), prova pedestre, com participação de ambos os sexos, será realizada no dia 11 de SETEMBRO de 2011, na Cidade de Salvador, no Estado da Bahia, e será de ora em diante denominado “EVENTO”.

  2. Deste EVENTO faz parte a MEIA MARATONA como prova principal e duas outras provas participativas, sendo uma CAMINHADA com percurso de 4 km (quatro quilômetros) e outra CORRIDA na distância de 10 km (dez quilômetros). A MMBA será aferida oficialmente, e deverá ter seu percurso rigorosamente cumprido pelos atletas nela inscritos.

  3. Os atletas inscritos no EVENTO serão de ora em diante denominados PARTICIPANTES.

  4. A idade mínima para participação na CAMINHADA de 4 km é de 16 anos; para a CORRIDA de 10 km e MEIA MARATONA, 18 anos. Se o(a) atleta for menor de 18 anos, será necessária autorização por escrito do pai ou responsável, com firma reconhecida e acompanhada de cópia autenticada de um documento de identidade do pai ou responsável, cópia esta que será retida.

  5. Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, de acordo com a Lei nº 10.741, de 2003, têm direito a desconto de 50% no valor da inscrição, que poderá ser realizada pessoalmente na loja Track&Field do Salvador Shopping, ou através do site do evento. O documento original de identidade deverá ser apresentado para retirada do kit e para retirada do chip para comprovação do direito

  6. Todos os atletas deverão concluir a MMBA no tempo máximo de 03h30min (três horas e trinta minutos)., contando-se a partir da largada da Elite Feminino. Expirado este prazo, todo o esquema de segurança, infra-estrutura e atendimento médico será desativado.
  7. Será vetada a participação de atletas que estejam cumprindo penalidade oriunda da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), da FBA, pela Justiça Desportiva, pela Justiça Comum ou ainda suspenso de quaisquer outras federações de outros estados.

  8. Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de apoio médico. O atendimento médico de emergência será efetuado na rede pública.

  9. A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e haverá fiscais para a orientação dos participantes.

  10. Serão colocados à disposição dos atletas inscritos sanitários e guarda-volumes na área da largada do EVENTO.

  11. O GUARDA-VOLUMES é um serviço de cortesia oferecido aos PARTICIPANTES. O extravio de material ou prejuízo que por ventura o PARTICIPANTE venha a sofrer durante sua operacionalização durante o EVENTO não será responsabilidade dos organizadores e patrocinadores e/ou apoiadores da mesma. A retirada dos pertences somente será efetuada mediante entrega do serrilhado com a escrita “Guarda-volumes”, anexado ao número de peito.

  12. Não haverá reembolso, por parte da organização do EVENTO, bem como por seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados ou que sejam portados pelos participantes nas três provas, independentemente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que por ventura os atletas venham a sofrer durante a participação da prova.

  13. Recomendamos rigorosa avaliação médica prévia com a realização de testes e exames que atestem que o participante possua condições físicas para participação no EVENTO, seja na MEIA MARATONA, na CORRIDA de 10 km ou na CAMINHADA de 4 km.

  14. Poderão ser realizados exames anti-doping.

  15. O sistema de apuração de resultados, assim como o de controle de percurso, será feito através de transponder (chip eletrônico).

  16. Haverá postos de hidratação no percurso do EVENTO, bem como atendimento Médico realizado por ambulâncias ao longo dos percursos da MMBA, da CORRIDA de 10 km e da CAMINHADA de 4 km, conforme normas da CBAt. No local de largada e chegada (arena) haverá um posto médico fixo.

  17. A cada PARTICIPANTE será fornecido um número que deve ser usado visivelmente no peito, sem rasuras ou alterações. É obrigatório o uso de camiseta com número de inscrição fixado e aberto na parte da frente do uniforme. O PARTICIPANTE que fizer qualquer alteração total ou parcial do número de peito será desclassificado.

  18. O atleta será desclassificado do EVENTO se: houver troca de número e/ou de chip; ceder o número para outro atleta não inscrito na prova; invadir o Pelotão de Elite; não passar pelos postos de controle do percurso; escapar antes do sinal da largada; for flagrado recebendo ajuda externa de qualquer natureza; empurrar, cortar caminho, pegar carona e/ou fazer outro que não seja o estabelecido nesse regulamento; ultrapassar dentro do funil de chegada; desacatar outros atletas, o público e/ou os Árbitros.

  19. Haverá diferenciação de cor de números para cada participante por tipo de prova (MEIA MARATONA, CORRIDA de 10 km, CAMINHADA de 4 km).

  20. A organização do EVENTO, bem como seus patrocinadores e apoiadores, não se responsabilizam por prejuízos e/ou danos causados pelo participante inscrito nas provas, a terceiros ou outros participantes, sendo de única e exclusiva responsabilidade do mesmo.

  21. Ao se inscrever no EVENTO, cada atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos, passando a acatar totalmente todos os termos estabelecidos nesse Regulamento, assumindo também por livre e espontânea vontade ser conhecedor de seu estado de saúde.

  22. Os PARTICIPANTES ficam cientes que as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, bem como quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na MEIA MARATONA, da CORRIDA de 10 km e da CAMINHADA de 4 km, antes, durante e depois da mesma, são de sua inteira responsabilidade.

  23. Ao participar do EVENTO, os PARTICIPANTES cedem todos os direitos de utilização de sua imagem, para fins de divulgações, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos de televisão ou qualquer outro tipo de transmissão ou mídia.

  24. Poderá a organização do EVENTO suspender uma ou todas as provas por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior.

  25. As dúvidas ou omissões deste Regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recursos posteriores a essas decisões.

  26. No momento de retirada dos chips, os PARTICIPANTES deverão conferir seus dados cadastrais e o número de peito com a indicação da respectiva prova que irá participar (MEIA MARATONA, CORRIDA de 10 km, CAMINHADA de 4 km).

  27. Não serão aceitas reclamações cadastrais depois da retirada e verificação do chip.

  28. O acesso ao local de largada somente será permitido em horários pré-determinados, que estarão detalhados no Manual do Atleta a ser entregue no kit e na área de acesso no local da largada.

  29. Haverá um sistema de som permanente que fará as chamadas de acesso 15 minutos antes de cada hora pré-definida, sendo de responsabilidade do atleta a presença no ponto de partida de cada volta.

  30. Outras informações adicionais poderão constar no Manual do Atleta a ser entregue no kit.

  31. Para ingressar na área da largada, o atleta deverá, obrigatoriamente, portar o número de peito e o seu chip de controle.

  32. No EVENTO teremos as seguintes condições:

34a. CAMINHADA de 4 km: medalha para todos os participantes que concluírem o percurso;

34b. CORRIDA de 10 km: classificação geral masculina e feminina por Tempo Líquido;

34c. MEIA MARATONA: Categoria Corrida Geral Elite (Pelotão de Elite) - Atleta que possui um currículo de tempos míninos em provas oficiais, segundo critérios definidos pela FBA e organização do EVENTO, que deverá ser solicitada anteriormente pelos atletas interessados. O PARTICIPANTE desta categoria participará do EVENTO em Pelotão de Elite. Ver Item 55.

34d. MEIA MARATONA: Categoria Corrida por Faixa Etária será composta pelos demais atletas participantes da competição, inscritos na MEIA MARATONA, que largarão atrás do Pelotão de Elite.

  1. As categorias por faixa etária da MEIA MARATONA serão definidas da seguinte forma:

MASCULINO

FEMININO

Juvenil 18

Juvenil 18

Adulto 20

Adulta 20

Adulto 25

Adulta 25

Adulto 30

Pré-Veterana 30

Pré-Veterano 35

Veterana 35

Veterano 40

Veterana 40

Veterano 45

Veterana 45

Veterano 50

Veterana 50

Veterano 55

Veterana 55

Veterano 60

Veterana 60

Veterano 65

Super Veterana 65 acima

Veterano 70

Super Veterano 75 acima

NOTA: Para se determinar a faixa etária, será levado em consideração unicamente o ano de nascimento do atleta.

  1. Para a CORRIDA de 10 km ainda será feita a seguinte classificação como ATLETA ESPECIAL (segmento diferenciado):

36a. PARTICIPANTE CADEIRANTE: Cadeira Tradicional e Cadeira Especial (Triciclo);

36b. PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (ATLETA PNE): Atletas portadores de necessidades especiais (não enquadrados como cadeirantes) (deficientes físicos ou mentais). Para o segmento ATLETA ESPECIAL (CADEIRANTE OU PNE) não haverá divisão por gênero ou faixas etárias. Não haverá a participação do segmento ATLETA ESPECIAL (cadeirante ou PNE) para as provas MEIA MARATONA e CAMINHADA de 4 km.

  1. Os PARTICIPANTES deverão se manter exclusivamente no percurso de cada prova definidos nesse Regulamento.

  2. Os PARTICIPANTES do EVENTO deverão observar o tempo máximo para cada prova, sendo que o PARTICIPANTE que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a se retirar da mesma.

  3. O percurso da MEIA MARATONA será realizado da seguinte forma: Largada no Jardim dos Namorados (Pituba), sentido Itapoã, retorno em frente ao Bambara, sentido Farol da Barra. Segue pela Av Manoel Dias, em seguida Av Visconde de Itaborai e segue pelas Ruas Oswaldo Cruz, João Gomes (Rio Vermelho), Rua da Paciência, seguindo pela orla na Praia da Paciência, Av. Oceânica (Ondina) até o farol da Barra. Retorna no Largo do Farol da Barra, seguindo pela orla, retornando ao Jardim dos Namorados (Pituba), local da largada.

  4. O percurso da FAMILY RUN 10KM será realizado da seguinte forma: Largada no Jardim dos Namorados (Pituba), sentido Itapoã, retorno em frente ao Bambara, sentido Farol da Barra. Segue pela Av Manoel Dias, em seguida Av Visconde de Itaborai e segue até a Rua Oswaldo Cruz, entra à esquerda na Rua do Balneário. Retorna seguindo pela orla, até o Jardim dos Namorados (Pituba), local da largada.

  5. O percurso da FAMILY RUN 4KM será realizado da seguinte forma: Largada no Jardim dos Namorados (Pituba), sentido Itapoã, retorno em frente ao Bambara, sentido Farol da Barra. Segue pela Av Manoel Dias, entra à esquerda na Rua Rio Grande do Sul, à direita na Rua Minas Gerais e à esquerda na Rua Goiás. Retorna seguindo pela orla, até o Jardim dos Namorados (Pituba), local da largada.

  6. A segurança do EVENTO ficará a cargo de pessoal especializado e receberá apoio de monitores para a orientação dos PARTICIPANTES.

  7. A estrutura para os PARTICIPANTES será montada nas proximidades do local de largada/chegada, que contará com estrutura de informações, guarda-volumes, banheiros químicos, tenda de entrega de chip, área para as tendas dos grupos de corrida e tendas dos apoiadores e patrocinadores.

  8. As inscrições serão realizadas do dia 08 de junho até o dia 02 de setembro de 2011, através do site, e até o dia 09 de setembro na loja Track&Field do Salvador Shopping, ou quando for atingido o número máximo de inscritos ou a critério da organização a qualquer tempo e hora

  9. O limite técnico de inscrições para a EVENTO será de no máximo 3.000 PARTICIPANTES, para todas as categorias e segmentos na MEIA MARATONA, CORRIDA de 10 km e CAMINHADA de 4 km.

  10. As inscrições serão realizadas, via Internet, através do endereço eletrônico www.meiamaratonadabahia.com.br. E também na loja Track&Field do Salvador Shopping

  11. As inscrições de atletas da categoria Elite somente poderão ser feitas na sede da FBA situada à Praça Castro Alves s/nº, Palácio dos Esportes, sala 106, 1º andar, Centro, Salvador – BA.

  12. O valor da inscrição é: R$ 70,00. Não haverá reembolso de inscrição, por parte da organização do EVENTO, aos atletas que participarem ou não das suas respectivas provas, por quaisquer que sejam os motivos.

  13. O valor da inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese. Também não será permitida a transferência da inscrição para outro PARTICIPANTE.

  14. Os PARTICIPANTES deverão apresentar na retirada do kit o comprovante de pagamento e um documento oficial com foto (RG ou Carteira de Habilitação).

  15. Para efetivação da inscrição, cada participante deverá fazer a doação de 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal) que deverá ser entregue na retirada do kit. A quantidade de alimentos arrecadada será destinada a uma instituição a ser definida pela organização do evento.

  16. Programação do EVENTO:

05h30min – Entrega dos Chips

06h40min – Início do Aquecimento/Alongamento

07h00min – Largada do Pelotão de Elite Feminino para a MEIA MARATONA

07h05min – Largada do Pelotão de Elite Masculino e demais PARTICIPANTES para a MEIA MARATONA

07h15min – Largada da CORRIDA de 10 km e da CAMINHADA de 4 km

10h30min – Início da Cerimônia de Premiação

  1. O kit deverá ser retirado somente nos dias 07, 08, 09 e 10 de setembro de 2011, das 10 às 22 horas, na loja Track&Field do Salvador Shopping. Não serão entregues kits fora deste período.

  2. Caso o PARTICIPANTE não possa retirar o kit pessoalmente, outra pessoa poderá retirar em seu lugar. Para isto, esta pessoa deverá levar uma autorização por escrito do referido PARTICIPANTE, na qual conste o nome, RG e telefone de quem está retirando, acompanhado da confirmação da inscrição e o boleto bancário pago.

  3. O Pelotão de Elite será formado por atletas dos sexos masculino e feminino. O critério utilizado para a inscrição neste grupo será tempo igual ou inferior a 01h12’59” para atletas do sexo masculino e tempo igual ou inferior a 01h30’59” para atletas do sexo feminino, com marcas obtidas em provas com percurso aferido pela CBAt. As inscrições dos atletas do Pelotão de Elite só poderão ser feitas na sede da FBA, mediante a comprovação destes tempos brutos.

  4. O PARTICIPANTE assume toda a responsabilidade pela sua participação no EVENTO, independente da prova da qual participa, isentando de toda e qualquer responsabilidade, por si e por seus herdeiros, os organizadores e patrocinadores do EVENTO, de quaisquer responsabilidades que possam existir referentes à sua participação em qualquer uma das provas (MEIA MARATONA, CORRIDA de 10 km, CAMINHADA de 4 km).

  5. O chip deverá ser fixado no cadarço do tênis do pé esquerdo, na posição vertical. O uso do chip é obrigatório aos PARTICIPANTES nas provas MEIA MARATONA, CORRIDA de 10 km e CAMINHADA de 4 km, acarretando a desclassificação do atleta que não o utilizar.

  6. O chip deverá ser devolvido ao final do EVENTO. O não cumprimento desta formalidade implicará na cobrança de uma taxa de R$ 100,00 (cem reais) e na exclusão das demais provas futuras com utilização de chip realizadas pelos organizadores.

  7. Haverá premiação simbólica (troféus) para os PARTICIPANTES, distribuída da seguinte forma:

57a. CORRIDA de 10 km: classificação geral por tempo bruto para os três primeiros colocados masculino e feminino;

57b. MEIA MARATONA: classificação geral por tempo bruto para os cinco primeiros colocados masculino e feminino;

57c. MEIA MARATONA: classificação por categorias das faixas etárias definidas no item 33 para os três atletas mais bem colocados em cada categoria classificado por tempo líquido;

57d. MEIA MARATONA: classificação geral por tempo bruto para os três primeiros colocados Cadeirantes;

57e. MEIA MARATONA: classificação geral por tempo bruto para os três primeiros colocados PNE.

  1. Os atletas premiados na classificação geral não participarão da premiação por faixas etárias.

  2. Receberão medalhas de participação todos que concluírem as provas MEIA MARATONA, CORRIDA de 10 km e CAMINHADA de 4 km, mediante devolução do Chip.

  3. Quando um PARTICIPANTE for declarado suspenso ou impossibilitado de participar do EVENTO, não poderá ser inscrito no EVENTO. Caso venha conseguir a inscrição omitindo sua condição de suspensão com referência supra, sua inscrição será considerada sem efeito.

  4. A Direção Geral do EVENTO reserva-se o direito de rejeitar qualquer inscrição utilizando critérios que definam a rejeição do participante.

  5. Nenhuma identificação dos patrocinadores de PARTICIPANTES individuais pode aparecer em propaganda dentro da área do EVENTO.

  6. A MEIA MARATONA oferecerá R$ 19.800,00 (dezenove mil e oitocentos reais) em premiação pecuniária para a Classificação Geral Masculina e Feminina, conforme distribuição abaixo:

1º colocado – R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais)

2° colocado – R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)

3° colocado – R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)

4° colocado – R$ 1.000,00 (um mil reais)

5° colocado – R$ 400,00 (quatrocentos reais)

1ª colocada – R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais)

2ª colocada – R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)

3ª colocada – R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)

4ª colocada – R$ 1.000,00 (um mil reais)

5ª colocada – R$ 400,00 (quatrocentos reais)

  1. Não será dada em nenhuma hipótese premiação pecuniária para as provas de MEIA MARATONA (classificação por faixas etárias), CORRIDA de 10 km e CAMINHADA de 4 km (classificação geral, categorias por faixa etária e segmentos).

  2. Os premiados só receberão o prêmio mediante apresentação da Carteira de Identidade e do CPF. Para retirar o prêmio, também deverão assinar um recibo.

  3. Para as provas de 10 km e de 4 km a classificação por faixa etária (se houver) com a colocação dos resultados será meramente ilustrativa.

  4. Qualquer reclamação ou protesto deverá ser feito por escrito ao Diretor Geral do EVENTO até 30 minutos após a divulgação do resultado oficial, caso contrário, será considerado inválido. Cada recurso deverá ser acompanhado da taxa de R$ 100,00 (cem reais) em espécie, os quais serão devolvidos caso seja deferido o recurso.

  5. Os resultados do EVENTO (provas MEIA MARATONA, CORRIDA de 10 km, CAMINHADA de 4 km) serão publicados no site www.meiamaratonadabahia.com.br.

  6. No ato da retirada do chip, o participante deverá conferir seus dados que estarão na etiqueta do envelope que contém o chip, e caso encontre erro, fazer obrigatoriamente a correção com a organização.

  7. A organização não se responsabiliza por erros no preenchimento dos dados cadastrais e eventuais erros de apuração resultantes destes.

  8. A organização se reserva ao direito de não fazer correções de dados cadastrais após o participante ter terminado o EVENTO e estar de posse dos resultados. Se por um acaso esta não correção interfira na premiação em qualquer que seja a colocação, o participante será considerado desclassificado. Nestes casos, a organização se reserva ao direito de não mais fazer a correção para colocá-lo na classificação geral.

  9. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora, que tem a decisão final.

  10. Dúvidas ou informações técnicas deverão ser esclarecidas com a organização técnica através do email [email protected].

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes