icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MÚSICA

RETROSPECTIVA 2012: relembre grandes momentos da Cultura

Reveja os fatos mais importantes da música, cinema, literatura, artes cênicas e visuais, na Bahia, e as grandes perdas, no Brasil e no mundo

foto autor

27/12/2012 às 13:30 • Atualizada em 04/06/2024 às 17:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Nesta Retrospectiva 2012, que integra a série de matérias especiais de fim de ano do Portal iBahia, vamos resgatar alguns dos fatos mais marcantes da Cultura na Bahia - tais como a indicação de Carlinhos Brown ao Oscar, as inúmeras homenagens aos setentões Caetano Veloso e Gilberto Gil, a exportação da música e da literatura baianas em seus mais diversos gêneros, a consolidação da Flica – Festa Literária Internacional de Cachoeira, a economia criativa brotando nas artes visuais e a premiação de curtas-metragens baianos pelo Brasil afora. Preparado para embarcar nessa viagem cultural?
Parceiros de longa data, Gilberto Gil e Caetano Veloso celebraram seus 70 anos com homenagens e lançamentos musicais no Brasil e no mundo
2012 foi um ano intenso para dois dos maiores ícones da nossa música, Caetano Veloso e Gilberto Gil, que completaram 70 anos com uma séries de shows, lançamentos, relançamentos e homenagens, mostrando que ainda têm muito gás pela frente. Outro nome da música popular brasileira e nordestina que dividiu os holofotes com os baianos foi Luiz Gonzaga - o rei do baião ganhou canal especial no iBahia, em homenagem ao seu centenário. Quem também celebrou 70 anos foi o ex-Beatle Paul McCartney. Uma das maiores conquistas do mercado musical do Estado tem sido o investimento do Governo em projetos culturais de circulação, o que vem fortalecendo a cadeia produtiva baiana. Ao longo deste ano a capital e o interior da Bahia receberam diversos eventos musicais de grande porte e importantes festivais, promovendo o intercâmbio do público com artistas locais, nacionais e estrangeiros (Ver Top10 dos festivais). E por falar em financiamento de projetos, o ponto positivo fica para a chegada à Bahia do edital Natura Musical com um aporte de R$1 milhão. Já o cartão vermelho vai para o cancelamento de diversos eventos na cidade devido à greve de PMs, o cancelamento do esperado show de retorno do Planet Hemp, depois de uma arenga entre os produtores. Entre as apresentações mais disputadas, com filas para compra de ingressos, estão as de Chico Buarque, Gilberto Gil e Maria Bethânia no Teatro Castro Alves. Outro show que deixou saudades em Salvador, foi o da turnê do disco 'Cabeça Dinossauro' com os Titãs, e o iBahia esteve lá.Vale ressaltar o bom momento do cenário black baiano e a boa safra de clipes dirigidos pelo cineasta italiano Max Gaggino revelando artistas da periferia de Salvador como Mr Armeng, que bateu um papo com o iBahia, Afro Jhow e Negro Davi. Outro destaque do ano foi a parceria inédita de Criolo com o Ilê Aiyê. E o título de revelações do ano vão para Magary Lord, que despontou no Carnaval e saiu em turnê pelo país, o grupo BaianaSystem, que levou a guitarra baiana para o mundo, e o cantor Russo Passapusso, vocalista de diversos projetos (BaianaSystem, Dubstereo e Bembatrio) que fecha o ano contemplado pelo edital Natura Musical Bahia. O Neojibá se consolidou, comemorou cinco anos, criou novos núcleos e continuou sendo um dos destaques da música no estado. E um dos integrantes do projeto, o maestro Yuri Azevedo, ganhou prêmios e se destacou como uma das revelações da música erudita brasileira. Por falar em música erudita, neste ano a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) completou 30 anos realizando apresentações especiais.
BaianaSystem vem defendendo a cultura da guitarra baiana pelo mundo afora. Na foto, o grupo se apresenta em Paris, na França.
LançamentosEsse ano a capital baiana ganhou novas casas de show e espaços para eventos, de estilos diversos: Franco Café Lounge Bar; Europa Club; Club EGO (reinaugurado); Espaço Realle; Black Diamond Club; The Hall e Poseidon. Já o Farol Rio Vermelho anunciou o fim das atividades, mas deve reabrir com outro nome e sob nova direção em janeiro. E 2012 recebeu uma enxurrada de álbuns inéditos de artistas baianos chegando nas prateleiras com Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Caetano Veloso, Lucas Santtana, Márcia Castro, Cascadura, Tomate, Harmonia do Samba, Diamba, banda Radiola, O Círculo, Barlavento, Rebeca Matta, Vivendo do Ócio, O Quadro entre outros. Dança das cadeirasNa música baiana, muita gente andou saindo e outras chegando em bandas conhecidas. O cantor Saulo Fernandes saiu do EVA, que depois do Carnaval terá o comando de Felipe Pezzoni; Larissa Luz saiu do Araketu e encara segue em carreira solo; Tatau voltou em grande estilo para o AraKetu; Igor Kannário saiu da polêmica banda de pagode A Bronkka; o guitarrista Morotó Slim saiu do Retrofoguetes e o argentino Julio Moreno assumiu o posto; a cantora Andrea Martins voltou para CMTN, mas não circulou muito; Lucas di Fiori saiu do Olodum; e o cantor e compositor Pedro Pondé voltou com tudo para a Scambo - só para citar alguns. Pelo mundo afora Com a decaída da axé music, o mercado internacional começa a experimentar as novas sonoridades apresentadas por artistas de diversas vertentes no Estado, misturando influências afro-baianas e latinas com linguagens universais. Em 2012, além de Ivete Sangalo, que se apresentou na Itália e Portugal, Carlinhos Brown que desembarcou no México e Colômbia, e Daniela Mercury, que apresentou a elogiada turnê 'Canibália' para o Canadá e Argentina, foram exportados outros projetos baianos. O cantor Dão levou sua black music para oito cidades na Inglaterra, depois foi para Angola - onde gravou um clipe; o grupo afro Bankoma levou sua batida percussiva para a Europa; a trupe do Baiana System, um dos grandes destaques do ano, viajou pela França, Rússia e Sibéria; o BembaTrio voou para Portugal e o Ilê Aiyê foi para os EUA.
Em noite de gala, a diva Dionne Warwick (EUA) dividiu o palco com o amigo Emílio Santiago no palco da casa de shows Barra Hall
Esse ano Salvador recebeu poucas, mas boas atrações de fora do país. A começar pelo icônico pianista de jazz McCoy Tyner que fez um belo show no TCA e bateu um papo exclusivo com o iBahia. Outros artistas norte-americanos que passaram por aqui esse ano foram Billy Paul e o guitarrista virtuose Stanley Jordan, ambos já com passagens anteriores em Salvador, além da diva Dionne Warwick, o famoso grupo percussivo Stomp, e o roqueiro progressivo Jon Anderson, que fora do Yes, apresentou seu lado intimista, e a cantora de soul Stacie Aamon. Uma grande atração internacional que atraiu fãs de outros Estados para Salvador, foi a banda canadense Simple Plan e o iBahia foi conferir o show.Confirmado a tradição de ser uma das capitais mundiais do reggae, Salvador recebeu diversos nomes internacionais do estilo musical criado na jamaica por Bob Marley. Mega eventos como o Salvador Reggae Music, promoveram shows de grupos renomados como The Abyssinians, direto da Jamaica, e os americanos do Groundation e S.O.J.A - que tocou no Bahia Café Hall e será a atração internacional do Festival de Verão 2013.
Cena do longa-metragem 'O Homem que não Dormia' do cineasta baiano Edgar Navarro
Relembrando os poucos filmes baianos que merecem destaque em 2012, o que vem logo à mente é a estreia do longa-metragem 'O Homem que Não Dormia' de Edgar Navarro, que apesar do sucesso de crítica, ainda não chegou ao circuito comercial. E os curtas também fizeram bonito. O grande salto fica para ‘A Mão que Afaga’ da cineasta baiana Gabriela Amaral Almeida, que levou de uma só tacada sete prêmios no Festival de Brasília, e o 'Menino do Cinco', de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, maior vencedor do 40º Festival de Gramado, recebendo seis prêmios. Os curtas ‘Doido Lelé’ e ‘Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas’, de Ceci Alves também deram o que falar com algumas premiações e menções honrosas. Já entre os documentários os destaques vão para 'Menino Joel' e o filme sobre Raul Seixas - ambas estreias tiveram cobertura da nossa equipe. No cenário internacional, a torcida do Brasil inteiro esteve com Carlinhos Brown indicado ao Oscar 2012 pela trilha de 'Rio', mas a música de 'Os Muppets' levou a estatueta. Se a produção no cinema baiano não anda tão intensa quanto poderia, não se pode dizer o mesmo do consumo local. Pesquisa revelou que Salvador ocupa a 4ª posição no ranking de espectadores de cinema no país. Confirmando a grande demanda, a capital baiana ganhou esse ano novas salas de cinema com4DX e Macro XE.E por falar em consumo de audiovisual, em 2012 Salvador sediou uma grande quantidade de importantes festivais e mostras de cinema – tais como: Festival In-Edit Brasil; Encontro de documentaristas; VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema; Jornada Internacional de Cinema da Bahia; Panorama de Cinema Mundial; Festival latino de música e cinema; Cine Futuro; V Mostra Possíveis Sexualidades e o FICI.
Primeira montagem de 'Drácula' na Bahia, estreou no palco do Vila Velha com intervenções audiovisuais e bom elenco. Direção de Márcio Meirelles
O Teatro Molière, da Aliança Francesa de Salvador, comemorou em 2012, 10 anos de atividades na cena cultural da cidade com uma programação intensa durante o ano. O remake da novela 'Gabriela' (TV Bahia/Globo), que marcou as comemorações do centenário do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001) trouxe um elenco repleto de atores baianos. Vale destacar o projeto Catálogo Brasileiro de Teatro. Certificado como um dos principais responsáveis pela promoção do Teatro Brasileiro, trouxe a Salvador montagens com atores renomados como Marco Nanini, Regina Duarte, Louise Cardoso, Marisa Orth, Ana Lúcia Torres e Fabiana Karla. A companhia teatral Los Catedrásticos, um dos grupos de maior sucesso nos anos 90, na Bahia, voltou aos palcos com um dos seus grandes espetáculos: 'Novíssimo Recital da Poesia Bahiana' com texto atualizado e outro nome: 'Nova Mente'. Melhores estreias de 2012Entre as poucas estreias do ano, se destacaram: a primeira adaptação para o teatro do livro 'O Sumiço da Santa', obra do escritor baiano Jorge Amado publicada em 1988, dirigida por Fernando Guerreiro; o espetáculo 'Drácula', com direção de Marcio Meirelles, que trouxe uma linguagem inovadora ao texto clássico de Bram Stoker, encenado pela primeira vez em palcos baianos, e a peça 'Amor Barato', do TCA Núcleo. Polêmica A dramaturga Aninha Franco se envolveu numa polêmica com profissionais da palhaçaria este ano, após publicar um texto no Facebook sobre uma oficina de palhaços para adultos com deficiência mental, que ganhou um edital de cultura do Fundo de Cultura da Bahia e Funarte. Depois do post, Aninha fez diversos comentários sobre o fato e, pelo teor das críticas e das comparações, foi acusada de discriminação.Em março, o iBahia realizou o sonho da diarista Patrícia Santos, 33, e as duas filhas Lorena, 13, e Letícia, 15, de conhecer o teatro. Juntas, saíram de casa, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, para assistir a um conceituado espetáculo no Teatro Castro Alves. E seis grandes eventos marcaram o calendário do teatro e da dança este ano, em Salvador: a 1ª edição de Festival de Humor da Bahia – Fhubá, V Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - Fiac, Festival de Teatro Amador da Bahia - FETA, Sesi Bonecos do Mundo (o maior festival de teatro de bonecos do país) e o Festival de Humor e Performance 2012. Dança
5ª Batalha de Break lotou a sala principal do Vila Velha, no Festival VivaDança. Evento de B.Boys deixou fila de espera na porta do teatro
Em 2012, Salvador recebeu bailarinos dos mais diferentes cantos do país e do mundo. Em abril, a 6ª edição do Vivadança Festival Internacional, trouxe companhias de vários estados e de 18 países. Veja como foi a final da 5ª Batalha de Break, no Teatro Vila Velha.Christiane Torloni também esteve por aqui com o espetáculo 'Teu Corpo é Meu Texto'. E a 14ª edição do projeto 'Quarta que Dança' contou com sete espetáculos, duas intervenções urbanas, duas danças de rua e quatro trabalhos em processo de criação. Em 2012 Salvador se tornou capital da dança contemporânea da América Latina, abrigando a Plataforma Internacional de Dança - PID, que chegou a 4ª edição e realizou a Mostra Latino-Americana de Dança. Circo
Espetáculo 'Abracadabra' do Tihany agradou o público baiano
Os baianos também tiveram a oportunidade de conhecer importantes circos nacionais e internacionais. O Cirque Du Soleil esteve mais uma vez presente encantando Salvador com o espetáculo Varekai. Depois de nove anos sem se apresentar por estas bandas, Marcos Frota e sua trupe voltaram a capital baiana em setembro para apresentar a turnê comemorativa de 25 anos da Cia de Circo, com o espetáculo 'Aqui'. O acrobata venezuelano, Henry Ayala Júnior, do circo Tihany Spetacular, tentou conquistar dois novos recordes para entrar no Guiness Book. Ele fez o número de equilibrismo entre o Elevador Lacerda e o prédio da Prefeitura Municipal de Salvador, realizando uma travessia de 80 metros de distância através de um cabo suspenso a 72 metros do chão. O artista fez o trajeto aéreo usando um monociclo, o que aumenta o nível de dificuldade deste número. Depois da vinda do Cirque du Soleil e Tihany Spetacular, chegou a vez dos espetáculos Janke Circus e do espetáculo 'Moças Aéreas' alegrar o público.
Público feminino marcou presença nos dias de Flica, em Cachoeira
A literatura brasileira - incluindo a baiana - tem ganhado cada vez mais espaço no mercado mundial. Com isso, a página no iBahia dedicada exclusivamente ao assunto trouxe muitas novidades para os amantes da boa leitura. Nela, os internautas puderam acompanhar em 2012 a grande cobertura da Flica 2012, que já se tornou um evento tradicional no calendário turístico e econômico de Cachoeira. E o pai de 'Viva o Povo Brasileiro' João Ubaldo Ribeiro, após modificações no regimento interno da Academia de Letras da Bahia, tornou-se o mais novo imortal da casa.E 2012 foi o ano das biografias. Mestre Pastinha (1889-1981), o maior praticante e divulgador de capoeira angola na Bahia, teve sua história contada na obra do jornalista José de Jesus Barreto, 'Pastinha: O Menino que virou Mestre de Capoeira'. O cantor e compositor Moraes Moreira resolveu mais uma vez enveredar pelos campos da literatura e lançou o livro 'ABC de Jorge Amado', comemorando o centenário do escritor baiano. Aliás, o iBahia também lançou uma página exclusiva para homenagear o autor de 'Gabriela, Cravo e Canela'. O canal de literatura também contou a história da versão masculina da ex-garota de programa paulista Bruna Surfistinha. Entrevistado pelo iBahia, o baiano Alan Souza, que revela o seu relacionamento com clientes famosos no livro 'Mentiras & Farsas', contou detalhes mais íntimos sobre os desafios da profissão. Artistas da Bahia concorreram a melhores do ano em troféu nacional de quadrinhos. Considerada a mais importante premiação dos quadrinhos no Brasil, o Troféu HQ Mix contou com dois baianos entre os indicados: Cau Gomez, na categoria 'Cartunista', e André Leal, indicado em duas categorias, 'Novo Talento – Desenhista' e em 'Publicação Independente Edição Única', pela obra 'São Jorge da Mata Escura'. Na Semana Nacional da Consciência Negra, Salvador recebeu o escritor nigeriano Wole Soyinka, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1986. Já Carlinhos Brown aproveitou um intervalo na agenda de shows e gravações do 'The Voice Brasil' (TV Bahia/Globo), para lançar o seu primeiro livro, o infantil 'Pachua e Paramim'.
Projeto Visio. vem fazendo a diferença reunindo artistas visuais em Salvador, estimulando ações de economia criativa
As artes visuais baianas ganharam destaque mundial em 2012 com a boa repercussão da exposição de intervenção urbana de Bel Borba, em bairros da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O sucesso foi tanto que o jornal mais importante do mundo, o The New York Times, rendeu-se ao talento do artista definindo-o como uma "figura amada pelo povo baiano" e o artista falou com nossa equipe. No apagar das luzes desse ano, o Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM, espaço cultural e cartão postal de Salvador, esteve no centro de uma polêmica. Após a ex-diretora do espaço, Stella Carrozzo, ser demitida do cargo ela expôs suas críticas a gestão da Secult, comandada pelo secretário Albino Rubim, em carta aberta. O novo coordenador já foi anunciado. O artista plástico Menelaw Sete também polemizou com uma greve de fome em frente ao consulado espanhol em Salvador, após ser barrado no aeroporto de Madri e deportado para o Brasil. O Museu a Céu Aberto - MCA, em parceria com o Modigliani Institut Archives Légalés Paris - Roma, trouxe pela primeira vez a Salvador a exposição 'Modigliani: Imagens de Uma Vida'. A exibição do artista italiano Amadeo Modigliani ficou exposta no Palacete das Artes – Rodin Bahia, mas há quem diga que algumas obras são falsas. Com a saída da exposição 'Auguste Rodin: Homem e Gênio' do Museu Rodin, no dia 31 de outubro, o espaço ocupado pelas obras do artista francês será readequado para receber a exposição do artista baiano Mário Cravo Jr. A previsão é que as obras estejam disponíveis para visitação em janeiro de 2013. Ponto negativo ficou para um grupo de vândalos que depredou uma obra de arte de Tatti Moreno - a escultura em tamanho real de Jorge Amado e Zélia Gattai no Rio Vermelho - apenas três dias depois de inaugurada.
Após lutar por 10 anos contra um câncer, a renomada atriz baiana Regina Dourado morreu em Salvador
Em 2012, a Bahia deu adeus a importantes cantores e compositores da terra: o sambista Edson 7 Cordas, o pesquisador da cultura popular Dércio Marques, o ícone do samba baiano Ederaldo Gentil e o percussionista Dino Cerqueira - ex-integrante da banda de reggae Adão Negro. Perdemos uma das fundadoras do Teatro Vila Velha, Carmen Bittencourt e a pianista e artista plástica Maria Augusta de Oliva Morgenroth. A televisão brasileira deu adeus ao mestre do humor Chico Anysio, aos 80 anos, no dia 23 de março. Outro grande nome das telinhas que nos deixou foi a atriz baiana Regina Dourado, de 59 anos. A artista premiada começou a carreira na Companhia Baiana de Comédia, em Salvador, com quinze anos. E o ator e diretor Marcos Paulo, de 61 anos, morreu vítima de uma embolia pulmonar. Ele foi diagnosticado com câncer em maio de 2011 e no ano passado chegou a fazer uma cirurgia para remover um tumor no esôfago. No dia 8 de fevereiro, a música brasileira se despediu do cantor romântico Wando, que faleceu na manhã de 8 de fevereiro. Ele teve uma parada cardiorrespiratória enquanto estava internado no Biocor Instituto, em Nova Lima (MG). E o Brasil também se despediu de Nelson Jacobina e da 'Rainha do Baião', Carmélia Alves, além do sertanejo Tinoco. O escritor carioca Millôr Fernandes morreu aos 88 anos, no dia 28 de março, em casa, no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele teve falência múltipla dos órgãos e parada cardíaca. Ainda na literatura, nos despedimos do carioca Autran Dourado, o paulista Ivan Lessa e o espanhol Jorge Semprún. Pelo mundo afora, milhões de fãs choraram a morte de três grandes divas da soul e black music: Etta James, Donna Summer e Whitney Houston - que aos 48 anos de idade, morreu no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles (EUA). Whitney foi encontrada desacordada por um membro do seu staff na banheira de seu quarto. A causa oficial da morte é afogamento acidental por overdose. Também se foram nomes internacionais como Robin Gibb do Bee Gees, o guru dos Beatles Ravi Shankar e Davy Jones dos Monkees.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Música