Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Orquestra Juvenil da Bahia representa a música clássica brasileira em Londres

• 12/07/2010 às 11:32 • Atualizada em 29/08/2022 às 16:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O público londrino se rendeu ao ritmo, à vivacidade e à qualidade musical da Orquestra Juvenil da Bahia (YOBA - Youth Orchestra of Bahia), que realizou na noite do dia 7 de julho, sua 1ª apresentação em uma das salas de concerto mais prestigiadas da Europa, a Queen Elizabeth Hall, no Southbank Centre.

A YOBA foi a única representante da musica clássica brasileira a integrar a programação do Brazil Festival, promovido pelo Southbank Centre e que levará a Londres, entre os meses de junho a setembro, nomes como Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Tom Zé e os Mutantes e Gilberto Gil.

A Orquestra Juvenil da Bahia é parte do Programa Neojiba, coordenado pelo maestro, pianista e fundador do projeto, Ricardo Castro. Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura do Estado, o Neojiba tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social.

Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, a presença do Neojiba em Londres deve ser comemorada por todos os baianos. 'Desde de 2007, apostamos nesse projeto como prioridade dentro do Governo. A capacidade de transformação que a arte pode oferecer na vida de nossos jovens é fantástica', comemora o secretário. 'Com a publicização do ano passado, demos mais mobilidade ao projeto com o objetivo claro de que queremos estendê-lo para outros municípios', completa Meirelles.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento