Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Neojibá forma primeira orquestra jovem do Brasil a se apresentar em Londres e Lisboa

• 07/06/2010 às 11:17 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Turnê Internacional da Orquestra Juvenil da Bahia está confirmada para o mês de julho

Julho será um mês marcante para a Orquestra Juvenil da Bahia (YOBA – Youth Orchestra of Bahia), fruto do Neojibá - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Afinal, será a primeira vez que uma orquestra jovem do Brasil se apresentará em duas das mais importantes salas de espetáculo da Europa: Queen Elizabeth Hall, em Londres, e Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

No retorno ao Brasil, os 100 integrantes do grupo realizarão sua 1ª turnê no Sudeste brasileiro, nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo, além de se apresentarem pela segunda vez no Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão. Tudo com a qualidade e a vitalidade que marcam o Neojibá, programa que com menos de três anos de criação já dá sinais de um novo momento que se inicia na música clássica brasileira.

A Orquestra Juvenil da Bahia é composta pelos melhores integrantes das orquestras do Neojibá, um programa do governo do Estado da Bahia inspirado e apoiado pelo “El Sistema” da Venezuela. O programa foi criado em 2007 e já conta com duas orquestras (a Juvenil 2 de Julho e a Castro Alves), com mais de 80 apresentações em vários estados brasileiros e um público estimado de 60 mil pessoas. A Orquestra Juvenil da Bahia já é citada, pelo Southbank Centre, de Londres, como uma das mais enérgicas orquestras da atualidade. Agora, seus jovens músicos, com idades entre 12 e 25 anos, se preparam para a intensa jornada pelo Brasil e pelo mundo.

Segundo o maestro Ricardo Castro, os jovens pioneiros, integrantes da orquestras formadas pelo Neojibá têm o longo caminho profissionalizante do programa pela frente. “Tocam na primeira orquestra sinfônica juvenil criada na Bahia e participam de um programa que tem como meta levar a pratica orquestral a todos os jovens e crianças do Estado. Uma tarefa que levará tempo e que pelo pioneirismo no âmbito nacional coloca desde já esses jovens músicos/monitores na vanguarda da educação musical para os próximos anos”, conclui.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento