Representantes da iniciativa privada, do meio acadêmico e dos governos municipal e estadual estão reunidos no seminário Agenda Bahia. O evento promovido pelo jornal CORREIO e a rádio CBN, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e apoio da Ufba, começou na manhã desta quinta-feira (4), no auditório da Fieb. A abertura do evento contou com a participação do governador Jaques Wagner, do sócio-administrador da Rede Bahia, Luís Eduardo Magalhães Júnior, e do presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Magalhães Júnior. Em seu discurso, o governador Jaques Wagner abordou assuntos polêmicos de mobilidade urbana em Salvador como a ponte Salvador-Itaparica, o metrô, e o BRT (Trânsito Rápido em Ônibus), sistema viário que interligará os municípios de Lauro de Freitas e Salvador. Além disso, o governador também ressaltou os investimentos para a Copa do Mundo e a construção da Arena da Fonte Nova.
ACOMPANHE AO VIVO TRANSMISSÃO DAS PALESTRAS E DEBATES DO AGENDA BAHIA Sobre o metrô, ele explicou que a presidente Dilma Rousseff quer agilidade na viabilização do primeiro trecho do metrô para que aja, juntamente com o BRT, a ligação do Aeroporto à Arena da Fonte Nova. “Infelizmente o que temos ainda é a primeira parte do metrô, que não pode continuar sendo um elefante branco. Salvador merece e precisa de um equipamento eficaz”, declarou.
Sobre o Agenda BahiaDurante os quatro dias de seminário – realizado no auditório da Fieb – serão debatidos quatro temas, em datas diferentes, com o objetivo de debater ações que resultem no desenvolvimento sustentável da Bahia, fortalecendo a posição de destaque do estado no país. Hoje, o tema é Infraestrutura, com foco em Portos Mobilidade Urbana, pauta essencial para o crescimento do estado. Nos outros três dias serão debatidos Sustentabilidade, Agronegócio e Turismo. Os debates acontecem no auditório da Fieb, das 08h às 17h30. Além das palestras, o evento contará com tempo para perguntas da plateia e debates, realizados sempre ao final da manhã e da tarde.
AGENDA BAHIA:- Portos e Mobilidade Urbana (Infraestrutura), no dia 4 de agosto - Inovação (Sustentabilidade), no dia 24 de agosto - Economia Climática e Industrialização (Agronegócio), dia 14 de setembro - Copa de 2014 (Turismo), no dia 27 de setembro