Na última terça-feira (16), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) lançou o primeiro edital de licitação para o projeto Cidade Bicicleta. Com um investimento em cerca de R$ 40 milhões, o objetivo é implantar um sistema cicloviário completo em Salvador, além de estimular a utilização das bicicletas como meio de transporte.
Vai de bike? Saiba seus direitos e deveres no trânsito e veja dicas Segundo o superintendente de desenvolvimento urbanístico da Conder, Antônio Brito, as obras deverão ser iniciadas em maio de 2013 e garantiu que até o final de outubro serão lançados mais dois editais. Inicialmente, com aproximadamente 64 km de ciclovias previstas, o projeto teve a divisão em cinco etapas, são elas:
Etapa A - trecho Arena Fonte Nova, com 5,47 km de extensão
Etapa B - Centro Antigo, com 13,74 km
Etapa C - Centro-Orla, com 14,01 km
Etapa D - Orla, 16,06 km
Etapa E - Itapagipe, 14,6 km
No Desafio da Mobilidade do iBahia, a bike chegou primeiro ao destino que o carro e o ônibus De acordo com o superintendente, já foram contratados também os projetos executivos do Centro Administrativo da Bahia (CAB), com 10,45 km e Lauro de Freitas, com 22,14 km. A conclusão está prevista para até o período da Copa do Mundo 2014. "A empresa vencedora terá quatro meses para elaborar o projeto executivo e a Conder um mês para licitar a obra”, explicou Brito.