Campanha “Liberte-se da Crueldade” pede fim de testes em animais também no Brasil
Foto: Gabriel Fiorine
A Índia anunciou na sexta-feira, 28 de junho, o fim aos testes da indústria de cosméticos em animais. Dessa forma, ela se une à Europa e a Israel como uma das zonas em que experimentos dolorosos com animais devem ser substituídos por alternativas éticas e não-animais.
A decisão anunciada pelo Drug Controller General of India (DCGI) é resultado de uma campanha da Humane Society International (HSI), uma das mais importantes organizações de proteção animal no mundo, chamada Be Cruelty-Free (Liberte-se da Crueldade), que durou mais de um ano.
Enquanto a proibição é uma grande vitória para os grupos dos direitos dos animais, a luta está longe de terminar. "Este é um grande dia para a Índia e para os milhares de animais que não vão mais sofrer. No entanto, mais trabalho ainda precisa ser feito", destacou Baijayant Panda, membro do parlamento da Índia ao Ecouterre.
O próximo passo da campanha é tornar ilegal a venda de produtos testados em animais nas lojas indianas. A HSI quer que a Índia proíba a importação e venda de produtos testados em animais em qualquer parte do mundo. "Proibir produtos cosméticos que são testados em animais no exterior e, em seguida, importados e vendidos aqui na Índia é um passo a mais do nosso govenro. Só dessa forma a Índia pode demonstrar seu compromisso com o incentivo de métodos modernos de pesquisa sem animais e ser verdadeiramente livre de crueldade", concluiu o parlamentar.
Proibição no Brasil
Após esses países aderirem a proibição, a Humane Society International tem pressionado o governo brasileiro a também proibir os testes em animais.
Uma pesquisa realizada pela HSI e conduzida pelo Ibope revela que dois terços da população brasileira apoia a mudança na legislação. Cerca de 66% dos entrevistados se diz favorável à proibição nacional dos testes em animais para cosméticos e seus ingredientes no Brasil.
Você pode participar da campanha, assista ao vídeo abaixo e saiba como:
Vote também em nossa enquete sobre o tema, já disponível na home do portal.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!