Com o mau tempo na Turquia, que é a maior produtora de avelãs, o preço da semente teve alta superior a 60% este ano. A escassez tem preocupado a indústria turca que é responsável pelo cultivo de 70% das avelãs de todo o planeta. A crise preocupa os apaixonados pelo creme de chocolate com avelãs, Nutella. Tudo isso, porque o grupo Ferrero compra anualmente quase um quatro das avelãs de todo o mundo, dependendo muito do país para conseguir as 50 avelãs necessárias para a produção de cada pote de 365g de Nutella. Mesmo com a notícia de que o grupo tenha adquirido uma da principais fornecedoras de avelãs da Turquia, podendo se proteger um pouco das pressões do mercado com a escassez de avelãs, a situação parece estar piorando para o creme de avelã.
As avelãs não são o único ingrediente que está aumentando. Outros produtos usados para a fabricação do creme, como o azeite de dendê que compõe 20% da composição do Nutella, também apresenta alta nos preços por causa da demanda maior e dos problemas climáticos que afetaram a produção. Assim como o cacau, que teve aumente de 40% desde 2013. O grupo Ferrero ainda não ajustou o preço e nem alertou para um ajuste futuro. Mas, caso continue a crise na Túrquia, Nigéria e Sudeste, não se surpreenda se o seu chocolate preferido aparecer mais caro.
O grupo Ferrero compra anualmente quase um quatro das avelãs de todo o mundo, dependendo muito do país para conseguir as 50 avelãs necessárias para a produção de cada pote de 365g de Nutella |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade