O alimento orgânico é aquele obtido sem a utilização de produtos químicos ou hormônios sintéticos que favoreçam seu crescimento. Essas técnicas respeitam o meio ambiente e se preocupam com a qualidade da produção.
Ingerir alimentos orgânicos é um hábito saudável. Eles evitam problemas de saúde causados por substâncias químicas tóxicas, como alergias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer. Como são cultivados em solos ricos e em adubo natural, são mais nutritivos e mais saborosos.
Os orgânicos também trazem vantagens para o meio ambiente: evitam a erosão do solo, economizam a energia que seria gasta com a mecanização da produção e restauram a biodiversidade. Sem contar que o cultivo ajuda os pequenos agricultores, já quem mantém o solo fértil por muitos anos. Veja também: Top 10: conheça os alimentos que te ajudam a rejuvenescer Ir ao mercado com fome faz consumidor comprar mais produtos calóricos Além disso, o produto orgânico é certificado. A qualidade é assegurada por um Selo de Certificação, fornecido por associações de agricultura orgânica ou por órgãos independentes.
Feira de produtos orgânicos no Parque de Pituaçu |
Os principais produtos orgânicos produzidos no Brasil são grãos como soja, arroz e café. Mas também são produzidas frutas como manga, morango, uva, pêssego, entre outras. No ano que vem, a expectativa é que o mercado brasileiro desses produtos fature R$2 bilhões. O anúncio foi feito nesta semana no maior evento do setor, o BioBrazil Fair. No mercado global, os orgânicos faturam anualmente negócios no valor de US$ 50 bilhões, segundo os números divulgados na feira.
Em Salvador, é possível encontrá-los em feirinhas que são realizadas semanalmente. Elas acontecem todo domingo no Parque de Pituaçu, das 9h às 15; e toda quarta-feira na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, das 6h30 às 10h.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade