Eis que chega o São João. Festa aguardada por milhares de Nordestinos - e outros brasileiros. Época em que estar na moda é ser caipira, ser sertanejo. Onde a capital deixa de ser importante e dá espaço ao interior. Tempo bom em que a luz elétrica dá espaço aos lampiões e fogueiras (quando a festa é tradicional, claro), a calça jeans ganha retalhos de chita e o boné sede lugar ao chapéu de palha.
Essa é a festa em que o colorido das bandeirolas toma conta das praças, as esquinas são deliciosamente invadidas pelo som da sanfona, da zabumba e do triângulo (e de outros instrumentos, desde que tocando forró) e onde a casa do vizinho, em especial o quintal ou o terreiro dele, passa a ser uma extensão da própria casa. Bolo, mingau, milho, pamonha, amendoim. Não pode faltar nada para oferecer a visita. O licor? O mais caseiro possível.
É a festa da família. Onde todos as gerações se reúnem para dançar forró e festejar. Onde a alegria da criançada é correr em volta da fogueira e soltar fogos - em homenagem aos santos João e Pedro.
Pela capital ou pelo interior, nas festas juninas, o que o povo quer é forró. E isso não falta. Trios e bandas do gênero se multiplicam para dar conta de tantas celebrações. Em cidades com forte tradição junina, como Campina Grande (PB), Aracajú (SE) e Amargosa (BA), as praças ficam lotadas de pessoas de todas as idades se esquentando e se embalando ao som do ritmo consagrado por Gonzagão.
E é ao som do Rei do Baião, cantando a noite de São João, que a coluna Sou do Nordeste deseja a todos um ótimo festejo junino com tudo que se tem direito: comidas típicas, licor e MUITO FORRÓ!
[youtube h4a3X6R5mYE]
Sobre Tiago Cardoso: Apaixonado por música. Publicitário graduado, administrador em formação e produtor por opção, nos últimos anos, reforçou sua paixão pelo forró. Hoje se vê cada vez mais envolvido sendo, atualmente, um entusiasta na divulgação e difusão dessa festa-dança-gênero musical. Leia mais textos da coluna especial de São João: Trio Nordestino - a Bahia e a tradição do forróO forró e a mistura musical brasileira Luiz Gonzaga, do pé da serra para a Guanabara “Sou do Nordeste“dá o pontapé no Mapas JuninosVeja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!