Em 2015, Mayra Cardi bombou nas redes sociais ao anunciar o programa de emagrecimento “Mayra Cardi seca você”. A experiência foi feita com uma amiga pessoal da ex-BBB até chegar aos internautas interessados em perder uns quilinhos e, de quebra, ostentar um abdômen sarado como o dela. O problema é que muita gente viu o objetivo se tornar um drama.
Michele de Simone, de 31 anos, brasileira que mora nos EUA, começou o programa em maio do ano passado após ver os resultados mostrados por Mayra na internet. O antes e depois dos adeptos é mesmo impressionante, “Eu era crua, não conhecia muita coisa e decidi adquirir o plano. No primeiro mês, emagreci cinco quilos”, conta ela, que tinha 121kg no início do processo e perdeu 25 em cinco meses: “Paguei cerca de R$ 900 na época e estava contente. Porque ela criava grupos no Whatsapp com umas 20 pessoas e dava assistência a todas”.
O problema é que Michele e demais clientes de Mayra passaram a se comunicar e perceberam que os cardápios eram iguais. “Ela passava a mesma dieta para quem tinha 70kg e para quem tinha mais de 100kg. Achamos aquilo estranho e questionamos. Muita gente pediu o dinheiro de volta”, conta a advogada tributarista Daniela Alves, que mora hoje em Portugal.
Antes e depois de Michele (Reprodução/ Instagram) |
Daniela pensou em processar Mayra quando fraturou o cóccix após um exercício orientado pelo treinador do programa. “Ela dizia que a gente precisava sentir dor para que o resultado aparecesse”, recorda a advogada. Michele diz que também quis processar Mayra: “Ela me causou muitos danos. Até hoje preciso de tratamento psicológico. Eu já tinha emagrecido 25 quilos quando voltei ao Brasil depois de cinco anos. Na casa da minha mãe, comi o que não comia há muito tempo. Ao me ver postando a foto de uma coxinha, a Mayra foi para o Snapchat e disse: ‘Para de comer, sua vaca’. Achei absurdo”.
Hoje ela se cuida com uma equipe formada por nutricionista, endocrinologista, personal trainer e psicólogo. Michele tem muitos áudios e prints de mensagens trocados com Mayra. Num deles, a musa fitness responde uma cliente que o cabelo está caindo não por conta da alimentação, mas “porque a dieta faz diminuir também o couro cabeludo”. Em outro, ela diz que creme hidratante muito gorduroso passado na pele atrapalha o emagrecimento.
A formação de Mayra Cardi
Mayra fez cursos técnicos de nutrição e nutrição esportiva nos Estados Unidos e hoje é coach e criadora do “Mayra seca você”, com mais de 152 mil seguidores. Em parceria com o marido, Egil Greto, a cunhada e o irmão, ela mantém o programa para o mundo inteiro. “O certificado que eu possuo me permite atuar no mundo inteiro de onde eu estiver, inclusive no Brasil”, explica ela, que desconhece as histórias de ex-clientes descontentes: “Nunca chegou até nós do programa qualquer reclamação ou e-mail relatando isso. Falar é muito fácil. Vai chegar um determinado momento que terão que provar o que dizem. Estou muito tranquila, porque sei exatamente o que estou fazendo”.
Mayra e o esposo, Egil Greto (Reprodução/ Instagram |
Mayra se defende das acusações e diz que uma das clientes, mostrada numa matéria num programa jornalistico, será processada por ela após dizer que se machucou durante um treino passado pelo preparador físico que estava na equipe na época. “Tenho todos os registros dela me agradecendo, dizendo como o programa foi bom para sua vida”, garante.
Caso grave de desnutrição
Dentre os relatos de ex-clientes, o de L. de 28 anos, mãe de duas crianças é o que chama mais atenção. “Tinha engordado 18 quilos da segunda gravidez, estava desesperada para emagrecer. Vi na no programa da Mayra muitas vantagens: não precisava me deslocar até um consultório e teria atendimento personalizado”, conta ela: “Recebi o cardápio e perdi cinco quilos. Um dia, percebi que uma outra cliente postou foto do café da manhã igual ao meu e questionei. Nessa época, meu leite começou a secar também e minha filha chorava muito”, relata L, que perdeu seis quilos no primeiro mês e ficou superanimada.
Foi na consulta com a pediatra da filha que L descobriu que a dieta não era adequada a uma mãe que estava amamentando um bebê de três meses. “Minha filha teve alergia à proteína do leite. Disse isso a Mayra que me mandou um cardápio com alimentos sem lactose“, conta L, que não sabia que intolerância à lactose e à proteína do leite são coisas totalmente diferentes: “Minha filha continuou a perder peso e a pediatra quis ver meu cardápio. Ela me disse que minha nutricionista era uma irresponsável e que minha filha poderia ter morrido. Tive vergonha de dizer que era a Mayra”.
O pior, porém, na opinião de L estava por vir. “Quando disse isso a Mayra ela sugeriu que eu parasse de amamentar. Aí mesmo eu vi que não podia confiar nela”, argumenta a empresária, que minimiza a atuação da nutricionista: “Hoje me sinto uma idiota. Não pesquisei o que poderia acontecer, acreditei cegamente. A culpa não foi só dela. Mas minha também por não apurar os métodos dela. Olho fotos da minha filha na época, desnutrida, magrinha e choro toda vez. Quando posso, alerto a todos sobre este programa”, lamenta.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade