icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Camarão: dicas para comprar, armazenar e limpar

O crustáceo deve ser manuseado e armazenado corretamente para garantir a qualidade da receita

foto autor

23/07/2013 às 15:12 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O camarão deve ser manuseado e conservado com cuidados para garantir a qualidade da receita. Por isso, os pratos que levam esse ingrediente merecem mais atenção e cuidados.

Na hora de comprar, atenção para a cabeça e casca do fruto do mar: elas devem estar firmes e juntas ao corpo. Se as extremidades estiverem escuras, é sinal de que o alimento não foi conservado corretamente. A cor deve ser rosada ou cinza, a depender da espécie. Os camarões de água doce são mais escuros e menos saborosos, por isso, prefira os provenientes do mar.

Quem for congelar o crustáceo poderá deixa-lo assim conservado por até um mês. Já na geladeira, o prazo máximo é de dois dias. Caso o camarão já tenha sido comprado congelado, poderá ficar no freezer por até um ano sem problemas. Na hora de descongelar, o processo deve ser feito lentamente, para que a cor e sabor sejam preservados. Tire o camarão do freezer e deixe na geladeira por algumas horas.

Veja também:

Aprenda a fazer um salmão mousseline

Saiba como montar uma salada equilibrada e completa

Antes de começar a cozinhar, os camarões precisam ser limpos. Com o auxílio de uma faca, retire a cabeça, a casca e o rabo. Para retirar aquela linha escura localizada no dorso do animal, basta fazer um pequeno corte no local e puxar a linha com a ajuda de um palito de dente.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia